Bater, correr e fazer cara de mau. Ou então, ser inteligente. Defender.

Cada jogo do Barcelona é uma lição para quem pretenda aprender um pouco mais.

Jogar futebol tem tudo a ver com ser inteligente (inteligência direccionada para o jogo, naturalmente).

É perceber e antecipar cognitivamente tudo que não só garante uma maior protecção no momento defensivo, como permite um jogo de menor correria e choque.

Mesmo sem bola, há decisões a serem tomadas a cada instante.

Piqué mata dois lances de enorme potencial, um dos quais (1×2) que perante a qualidade da oposição deveria dar golo oito vezes em cada dez lances, sem sequer tocar na bola. Como se avalia numericamente a inteligência de um central? De que forma se premeia por números a nota de um dos melhores centrais do mundo, se ele resolve tudo sem tocar na bola?

Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3013 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

3 Comentários

    • É verdade que Ramos é overrated. mas o piqué também é. os melhores centrais da atualidade sao Pepe, Bonucci, Hummels e Thiago Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*