Exclusivo André David. Modelo de Jogo e processo de treino do treinador que mais jovem chegou aos campeonatos profissionais.

Depois de épocas sempre triunfantes no Campeonato de Portugal Prio, onde voltou esta temporada, tendo ainda ontem vencido por três a zero na estreia à frente do Gafanha, estreou-se na Segunda Liga, tornando-se o treinador mais jovem de sempre em campeonatos profissionais, o que lhe valeu o epíteto de Nagelsmann português.

Competência e experiência invulgar para os seus trinta e um anos de idade, a única dúvida que se coloca nos dias de hoje, é quando voltará e para ficar nos escalões superiores em Portugal.

Mas como treina e pensa um dos mais promissores em Portugal?

O nosso modelo de jogo foi e é influenciado por várias variáveis. O meu passado como jogador, aquilo que eu mais gosto de ver no jogo, o meu percurso académico e o contributo que todos aqueles que foram meus adjuntos deram durante vários anos. Quem olhar o Gafanha a jogar de certeza que vai identificar comportamentos que já viu no Braganca, no Oliveira do hospital ou até no Tourizense. Há naturalmente várias diferenças porque a ideia de jogo se foi desenvolvendo e os jogadores também não são os mesmos, o que leva a que a interpretação do princípios tenha uma identidade própria. Durante estes anos todos fomos evoluindo a nossa ideia de jogo, de forma a sermos mais competentes em todos os momentos do jogo, vamos criando sempre coisas novas e abandonando outros que não são tão eficazes.

A evolução de um treinador, tão abordada por cá, e sobretudo o como tantas vezes é errado, numa era com tanta informação e onde tudo muda tão rápido, olhar para um modelo de anos transactos para projectar o que poderá acontecer. Os melhores estão em permanente reflexão e evolução. Mesmo após vitórias, há que continuar a perceber, reflexionar e operacionalizar.

Sobre o processo de treino:

O exercício esta para o treinador como a ferramenta para o mecânico, é o nosso instrumento de trabalho, é a manipulação do exercício, na várias dimensões, que nos permite atingir o nosso JOGO. O exercício tem sempre em conta aquilo que é o nosso jogo como dominante e aliada um sub dominante física de acordo com o dia do microciclo. Resumidamente, após analisarmos o todo, partimos em partes, afinamos a partes isoladamente, afinamos as partes inter ligadas, juntamos o todo e voltamos analisar, no fundo aquilo que os mecânicos fazem na afinação de um Fórmula 1.

 

O número de unidades de treino pode variar mas o procedimento num microciclo durante o campeonato é sempre o mesmo. Temos sempre em conta a análise do último jogo, quem vai ser o nosso próximo adversário e fundamentalmente aquilo que dentro do nosso modelo de jogo ainda está longe de ser o que pretendemos ou que então durante a semana anterior não demos muita atenção e que precisamos de trabalhar.

Sobre o processo de treino, nada melhor que perceber na prática como trabalha a talentosa equipa técnica, liderada por André David, mas da qual faz também parte o “nosso” Bruno Fidalgo! As partes para afinar o todo!

Fica aqui um grande agradecimento pela disponibilidade e ensinamentos, com um desejo de uma época ao nível da competência de toda a estrutura técnica!

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*