Um jogo de jogadores. Em Guimarães e na Luz.

É inegável a influência dos treinadores nos jogos. Influência que todavia é sobretudo delineada ou notada, durante a semana, na forma como se prepara modelo de jogo, e estratégia para cada jogo específico.

Há porém que perceber que por melhor preparada que esteja uma equipa pelo seu mentor, a equipa será sempre falível porque são humanos que jogam o jogo. Ou o contrário. Por menor preparo que sofra, se tiver jogadores francamente melhores, as probabilidades para vencer continuam a ser altas.

Sobre os treinadores dos clubes grandes, tende sempre a opinião pública a tê-los como principais responsáveis quando o fracasso surge. E tantas vezes, o que separa o sucesso do fracasso não é a forma como o treinador prepara a sua equipa, mas as individualidades que tem ao seu dispor.

Na defesa, o Piccini, o Mathieu e o Coentrão são jogadores muito seguros, não têm excessos de emoção. Esta experiência dá tranquilidade à equipa e aos jogadores mais jovens.

Jorge Jesus

Como pode um treinador controlar factores mentais tão próprios de cada individualidade?

E as diferenças de um plantel de milhões para todos os outros. A perda de um elemento do onze inicial, é colmatada por outro que provavelmente seria o melhor jogador da equipa, se estivesse do outro lado

A equipa do Belenenses até quis pressionar essa zona (onde Augusto aparecia), mas os jogadores sentem que as oportunidades surgem a qualquer momento e sempre que são chamados dão resposta positiva.

Rui Vitória

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*