Rúben Ribeiro e Pizzi, em duelo de mestres.

No Rio Ave, o Rúben Ribeiro. Se estiver nos seus dias, faz um jogo de se lhe tirar o chapéu. No Benfica, o perigo vem do Pizzi. Se lhe derem espaços controla o jogo por completo.

Roderick Miranda

Em Vila do Conde não se defrontam apenas duas equipas líderes da prova. É o jogo que coloca frente a frente dois mestres do jogo em Portugal. Rúben a partir de um espaço diferente do de Pizzi, mas também ele a grande referência para pensar todo o jogo vila condense. Do corredor esquerdo baixa para receber e liga o jogo sempre com ideias e qualidade técnica. Dos seus pés nasce não só a construção do jogo, mas também os desequilibrios em drible e passe, sempre definindo sem pressa mas antes com o timing perfeito para acelerar ou abrandar o jogo se oposição está organizada.

Pizzi cada vez mais nos jogos mais complicados fora de casa, como aconteceu em Chaves, a referência de toda a equipa para colocar ideias na organização ofensiva encarnada. Ora baixando para a linha de três quando sai a jogar, ora colocando-se entre sector avançado e médio dos adversários, para mais próximo de Jonas e dos alas, pautar o jogo já em zonas de criação.

Com a presença de Felipe Augusto, é bem provável que o maestro encarnado pise terrenos mais adiantados e demonstre a sua influência mais próximo do último terço, na forma como liga quer corredores, quer com o espaço nas costas dos médios adversários.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. O Pizzi tem um andamento e uma rotação diferente mas o Rúben tem um perfume diferente. E ainda por cima sabe tudo sobre o jogo.

    Aos 30 anos e se eu tivesse uma equipa, calçava sempre. Craque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*