Caminhos para a baliza adversária. Barcelona e Messi.

Um jogo pensado envolve sempre qualidade na construção dos defesas centrais, e com ela, um modelo que peça também aos defesas que sejam protagonistas com bola.

Em Alaves, o Barcelona a procurar contrariar a organização defensiva adversária que concentrava pernas em catadupa em espaços muito baixos. Para tal, obrigatório utilizar os defesas centrais na construção, podendo libertar interiores, alas e laterais para receberem a bola mais adiantada e com menos oposição entre bola e baliza.

Linha de três a sair, para aumentar pontos de saída, paciência a circular entre os três, e quando espaço abria à frente do central, protagonismo com bola, pela progressão ultrapassando linha do avançado e obrigando adversários a juntarem-se mais para impedir que bola possa entrar nas suas costas.

À progressão dos centrais, abria-se espaço, ou fora, ou onde Messi tentava aparecer.

E ninguém joga como o argentino. A perfeição em todas as zonas do campo. Seja baixando para receber e ligar o jogo com as zonas mais adiantadas, seja quando recebe já nas costas de adversários e acelera em condução atraindo todos os adversários a si para libertar colegas, ou quando aparece a finalizar, o astro argentino é o jogador que mais jogos condicionou em toda a história do futebol.

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*