Controlo de cruzamentos. Sporting de Braga faz Vitória pagar erros.

Quando adversário chega ao último terço em situação de cruzamento, há decisões que devem ser tomadas. Por um lado, regra geral os extremos adversários são sempre os jogadores mais capazes de desmontar a organização defensiva através do drible, pelo que há que aproximar cobertura defensiva, isto é, apoio ao defesa que sai à bola no corredor lateral, por outro, tal cobertura destapa defensivamente a zona de finalização se não houver devida compensação. Ao médio mais próximo da linha defensiva cabe analisar a situação de jogo, nomeadamente a presença na zona de finalização adversária, e distâncias entre defesas, e perceber onde tem de se posicionar para garantir maior segurança.

No golo que valeria a vitória da equipa bracarense, Wakaso não percebeu saída de Pedrão, e com demasiado espaço para defender em igualdade numérica, Jubal é batido por Hassan.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*