Líderes! Pep vs Mourinho.

[multilanguage_switcher]Treze pontos, dezasseis golos marcados, dois sofridos. É este o registo das duas equipas de Manchester quando estão disputadas cinco jornadas na Premier League.

Há mais de um mês atrás antecipava-se aquela que poderá vir ser uma corrida a dois pelo título maior de Inglaterra (ainda que muita atenção sobretudo ao Chelsea, mas não só).

Depois de defraudadas as expectativas na temporada passada, é na presente época que parece poder vir a assistir-se a novo duelo de “titãs” entre liderados por Pep Guardiola e por José Mourinho.

O espanhol permanece fiel ao seu apaixonante jogar. Trabalha para aproximar ao máximo a sua equipa do que idealiza, e mesmo no recrutamento percebeu-se um perfil bem acentuado em função do que acredita. A contratação dos “cavalos” para os corredores laterais é excepção ao que pretende, e justificada por um novo sistema que assim o exige. Um jogar mais próximo daquele que mais aproxima da vitória em qualquer realidade. Total controlo com bola, saídas para o ataque de forma inteligente, e encurralar adversários atrás a todo o instante. Perfil Bernardo, David Silva e Kevin De Bruyne não deixam margem para dúvidas sobre como pretende continuar ou voltar a dominar o futebol europeu.

Caminho bem diferente percorre José Mourinho. A optar por construir uma equipa mais pensada para o estilo próprio da Premier League. A preparar um modelo que responda à especificidade da competição interna. Quer a forma como recrutou, quer a forma como o United se apresenta nos primeiros jogos não deixam margem para dúvidas. Não pretende sufocar. Muito pelo contrário, com os perna longas Pogba e Matic, fabulosos a vencer duelos, a recuperar bolas e a lançar os ataques rápidos, onde Rashford, Lukaku e sobretudo Mkhitaryan quando em condução, aproveitam desposicionamentos adversários, tudo no que prepara Mourinho é aproveitar uma liga onde praticamente todos os adversários atacam e abrem o campo.

Enquanto Pep prepara um jogo total. De inteligência a todo o instante, o português a preparar-se para enganar opositores internos, que não percebem que ter a bola e a equipa aberta perante o United é o primeiro passo para perder o jogo.

Por todo o mundo, e Portugal não foge à regra, há uma facção pro Mourinho e outra pro Guardiola. Dois estilos bastante diferentes, mas com algo muito grande em comum. Inteligência suprema para depois de definidos os caminhos a percorrer, os trilhar. A forma soberba como ambas as equipas se reforçaram, com base no estilo muito específico de jogo de cada uma das ideias dos seus treinadores, assim o indicia.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2928 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

3 Comentários

  1. Quando jogarem entre si, pode tender para qualquer lado, facilmente vejo cada uma das equipas a ganhar por muitos golos à outra. Os derbys de Manchester vão ser o ponto alto desta Premier League.

  2. Prezado,

    Escrevo em nome do portal de resultados esportivos Resultados.com e gostaria de discutir com você uma possível troca de links conosco. Nós estamos dispostos a incluir um link para o seu blog em resultados.com/sites-recomendados ou em livescores.info/pt/. Em contrapartida, o que pedimos é um link para o Resultados.com com o texto “Futebol ao vivo”. O que acha?

    Podemos também pensar em algo envolvendo nossas páginas de Facebook ou perfis de Twitter.

    Desde já, agradeço pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*