Mais e Menos do Benfica – Braga

Mais.

Rúben Dias. O central que celebrou o vigésimo aniversário no presente ano, entrou na equipa num período conturbado, pela falta de resultados e de qualidade do jogo encarnado, e poderia esperar-se que fosse “chamuscado” pelo timing de entrada na equipa. Todavia, individualmente tem feito por merecer tudo o que promete. Para a idade que tem é um monstro tacticamente. Boas qualidades físicas e até com bola, embora não seja um jogador “refinado”, é superior aos colegas do centro da defesa. Reafirmo o que disse ainda antes da sua estreia. É o central português de maior potencial do Benfica em longas décadas. Mas, para cumprir o caminho onde poderá chegar, tem de continuar a ser aposta! E os dois jogos mais recentes provam que já hoje deve estar na equipa.

Krovinovic. Não defraudou na estreia. Tudo o que prometia em Vila do Conde foi notado no Estádio da Luz. São invulgares e especiais os jogadores que se sentem tão confortáveis com a bola como o croata. O impacto foi tanto que o próprio treinador do Benfica o “obrigou” a jogar noventa minutos depois de muitos meses sem competição. Os erros surgiram somente quando extenuado. Krovi tem qualidade técnica, criatividade e inteligência para se tornar decisivo. É deste perfil de jogadores que se constroem as boas equipas. Dos que pensam e executam a nível alto!

Bruno Xadas. Ainda mais jovem que Rúben Dias, Bruno é um tratado de como tocar a bola. Está no contexto óptimo para crescer e tornar-se uma figura importante no futebol português. Ainda antes dos vinte, a ter muitos minutos de jogo, que lhe permitem errar, corrigir, acertar. O seu pé esquerdo é um dos mais brilhantes a surgir nos últimos tempos em Portugal!
João Carlos Teixeira. A qualidade técnica é por demais evidente, e já por cá foi bastante falado. Tapado no FC Porto, encontra também no Sporting de Braga um espaço óptimo para aumentar o seu rendimento. Não basta cuidar da bola, é preciso integrar as suas decisões num jogar comum a todos. No Estádio da Luz apenas provou que tem potencial para reverter a sua carreira, e ainda chegar onde prometia.

Menos

Mesmo na fase menos má dos encarnados, havia sempre jogadores com capacidade para com as suas decisões e pouco nível técnico para uma realidade alta, “estragarem” a criação da equipa de Rui Vitória. A quantidade de bolas provenientes do corredor direito despejadas sem nexo para a grande área bracarense, não só tornaram o jogo menos aprazível como condenaram demasiados ataques à equipa do Benfica.

Jogo de repelões, como seria de esperar e como é sempre, quando há vários elementos incapazes de o pensarem, e não há uma padronização que os potencie.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2928 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

10 Comentários

  1. concordo!!!! 😉 xadas, teixeira, ruben e a arte de krovinovic. Pena que ruben vai encostar porque o benifca nao ganha e é o alvo mais facil abater. Krovi vai ser dificil, porque pizzi tera sempre que jogar, salvio nao sai nem a pontape, zivcovic deve ser dono e senhor. Que apareçam as lesoes no benfica para aquilo começar afinar!!!! 😉

    xadas e teixeira, para o proximo ano dao o salto.

    negativo
    rafa nao está motivado, erra muito. nem parece o mesmo. vitoria conseguiu destrona-lo
    andre almeida no benfica numa epoca pode fazer um maximo de 300 minutos, já ultrapassou isso. minha nossa senhora que nao me lembro de um jogador do benfica assim – o nelo ou o tavares eram melhores! tb eram dedicados e cumpriam tacticamente……dassssssssssss
    eliseu é de chorar por mais. fez mais cruzamentos do meio campo, que o grimaldo a epoca passada toda na linha!!!!
    samaris era um bom jogador para estar ao lado de ruben
    filipe augusto mataram-no e até me parece que nao esta inserido no contexto ideal, de comentadores que o rasgam a adeptos que o assobiam. viva ao andre almeida que eles amam!!!! :S

    desculpa o desabafo!!!

  2. Concordo.

    Ha que olhar para os jogadores que se tem e perceber se é possivel exigir o mesmo que a outros que sairam. Impossivel, continuar a pedir o mesmo, ter Semedo ou Andre Almeida é muito diferente. Ha que mudar, nao os jogadores (alguns) mas a forma de abordagem aos jogos ou em pelo menos em momentos do jogo. Para nao falar das bolas paradas…ha que alterar (até a saída de jogo que continua a mesma e nao lembra a ninguem). Sera sinonimo de reflexao, inteligencia e humildade.

  3. Maldini, não gostei que te tivesses contido na análise ao “menos” da equipa do Benfica.

    Acho que devias dizer as coisas tal como são e expandir a tua análise. A verdade é que não se nota grande trabalho coletivo nem modelo de jogo e isso faz sobressair as fracas individualidades, especialmente os laterais e o duplo pivot de ontem no meio campo. Mais que nunca, devia ser agora que se devia notar trabalho de Rui Vitória e infelizmente não há nada para mostrar. Compreendo que sem ovos não se fazem omeletes, e a verdade é que há posições em que não há classe, mas esperava ver algumas dinâmicas e jogo de equipa. Não esperava golear o Man Utd, mas esperava por exemplo conseguir ganhar ao Braga em casa.

    A minha opinião é que eventualmente Rui Vitória será salvo se meter o Pizzi na direita, Krovi no meio, se Fejsa e Grimaldo não estoirarem e se Douglas engatar na direita.

    • A minha opinião é que eventualmente Rui Vitória será salvo se meter o Pizzi na direita, Krovi no meio, se Fejsa e Grimaldo não estoirarem e se Douglas engatar na direita.
      Mas isso é o que todos queremos e ele não tem conseguido, quando é que ele conseguiu ter esses jogadores todos juntos???
      Então o homem tem culpa que se vendam SEMEDO, LINDELOF E EDERSON e, não se contrate substitutos??? que os que os poderiam substituir sem muita perda de qualidade estejam sempre lesionados (J.Cesar, Jardel)??? não critiquemos só por criticar…

    • acho que o excerto:
      “quando há vários elementos incapazes de o pensarem, e não há uma padronização que os potencie.”

      toca, de forma muito elegante, na questão que pões, RS

  4. E que sinal ao Gabriel? No meu entender o Diogo Gonçalves teria feito o mesmo ou melhor pois é o unico que vejo com explosão para ir no um para um. Também gostaria de ver oportunidade ao João carvalho. Atualmente face aos jogadores que podem desequilibrar vejo o losangulo (um médio interior e um extremo – pizzi/Zivkovic)

  5. maldini gostava de saber a tua opinião sobre a insistência do rui vitoria em fazer do jimenez um extremo esquerdo ou ala ou sei lá … o jogador é constantemente obrigado a estar na esquerda e dali partir pro meio … do que conheço do jogo do jimenez não creio ser um movimento natural dele aquIlo é imposto provavelmente treinado …

      • Nos últimos jogos parece existir uma insistência do jimenez em aparecer na esquerda a participar no jogo. Mesmo neste último jogo por diversos momentos era o rafa que aparecia ao centro e via se o jimenez mais encostado na esquerda. O jimenez é um jogador com muita mobilidade é certo, mas parece me que está com instruções claras de estar encostado na faixa esquerda nem se vê o jogador a deambular pela frente toda do ataque . A minha pergunta era nesse sentido se tinhas a mesma impressão ? Se achas que se trata de um movimento treinado ? E já agora se assim não se perde o sei Killer instinct ?
        Abc

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*