De pantufas até ao soltar das gazelas. Candidatura parisiense à Liga dos Campeões.

Impressionante a qualidade de jogo que o Paris SG tem apresentado na presente temporada. A aposta num perfil de jogadores com excelentes traços técnicos e de tomada de decisão, transporta o jogo dos parisienses para um aproveitamento sublime de cada momento ofensivo do jogo.

Em organização o jogo “de pantufas” do seu trio de médios como que adormece oposição enquanto vai circulando a bola esperando o momento certo para investir. E é raro ver Thiago Motta, Verratti ou Rabiot a tomar decisões erradas ou a somarem erros técnicos. A forma como ligam o momento de construção com as zonas de criação, a fazer lembrar as qualidades dos dois maiores clubes de Espanha. Em zonas mais adiantadas, não só surgem os apoios exteriores dos muito bons Dani Alves e Kurzawa, como a qualidade de definição e velocidade de execução supersónica das gazelas.

Em transição, porque a qualidade individual do trio atacante é quase obscena, consegue criar mesmo partindo de lançamentos para a frente que não chegam nas melhores condições. Neymar, Mbappé e Cavani com espaço são um tormento pela velocidade a que se movem, pela qualidade técnica e pela forma como interpretam cognitivamente cada lance.

Referiu-se a Neymar como um criador, Jorge Jesus. Mas o que pretendia concretamente dizer o treinador do Sporting? Tudo relacionado com a capacidade que o brasileiro tem de transformar situações aparentemente inofensivas ou controladas, em lances de finalização em boas condições.

 

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

 

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. incrivel o mbape,ainda é melhor do que se pensava,NÃO ME LEMBRO,de um jogador com 18 anos com tanta maturidade nas acções e critério em situações de risco.tem tudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*