Paixão pelo jogo, e enganar a oposição. Shakhtar Donetsk.

Manchester City head coach Pep Guardiola, right and Shakhtar's head coach Paulo Fonseca speak after the end of the Champions League Group F soccer match between Manchester City and Shakhtar Donetsk at Etihad stadium, Manchester, England, Tuesday, Sept. 26, 2017. City won the game 2-0. (AP Photo/Rui Vieira) Britain Soccer UEFA Champions League

[multilanguage_switcher]É treinada por um português, uma das equipas mais aprazíveis do futebol mundial na actualidade.

Aprazível pelo culto do jogo, aprazível pela sua organização. Aprazível pela competência em todos os momentos, pela marca acentuada de um treinador “condenado” aos maiores palcos do futebol mundial.

Em ataque posicional, aquele momento em que o espaço se reduz e as dificuldades aumentam, a viagem conjunta de uma equipa que circula pacientemente, enganando oposição pela forma como penetra pelos espaços centrais, e usa os espaços laterais para mover o adversário.

Encontrar espaço perante uma organização que coloca nove jogadores tão baixos e tão próximos?

Demonstra o Shakhtar de Paulo Fonseca, como atrair adversários, baralhar organizações e usar o espaço que criou.

Pouquíssimas equipas no futebol mundial conseguem ao mesmo tempo ser tão afirmativas com bola, e ter tanta competência sem esta. Tacticamente, naquilo que um treinador pode controlar, o Shakhtar é possivelmente a melhor equipa do ano 2017.

Sobre Paolo Maldini 3803 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

3 Comentários

  1. Excelente.
    Eu comecei a “perceber” de futebol quando vocês fizeram o bigbang no blogspot.com em 2009, passados 8 anos…Um obrigado muito sincero.

    Deixo vos com uma pergunta de um benfiquista tristonho:
    Vocês acham q seria um passo atrás nas carreiras de PF ou MS se viessem para o SLB?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*