Bolas que valem golos

[multilanguage_switcher]Quem nos segue desde os primórdios recordar-se-à do “desvalorizar” do último passe, ou do remate final. Não porque não sejam deveras importantes, mas porque também não existiriam sem o trabalho posterior. No fundo, não é tanto desvalorizar o que traz maior notoriedade, mas antes valorizar tanto do que é menos notório, mas é o que contribui para que o último passe chegue.

A sofisticação dos métodos defensivos trouxe novos desafios ao ataque posicional de cada equipa. O papel dos defesas centrais é cada vez mais importante no jogo. Porque são eles que têm mais bola, porque cada momento deve ser usado para se precipitar a que algo aconteça no jogo, por mais simples que possa parecer.

Tantas vezes é no primeiro passe que se desmontam organizações.

Kimpembe, o central francês do Paris SG que vai tendo as suas oportunidades, a demonstrar o quanto uma bola que sai da construção pode mudar um lance. Transforma uma situação contra onze e contra um adversário organizado, num lance contra quatro, com portador enquadrado e rupturas a saírem. No fundo, é dele o mérito maior no golo de Cavani que Neymar assistiu.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Trackback / Pingback

  1. Kimpembe, a leveza do jogar – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*