André Gomes no modelo Valverde, em Madrid

No modelo que Valverde desenha na Catalunha, está reservado um papel muito especial para quem ocupa a posição de ala direito. Movimentos e posicionamentos pensados para Dembélé, que o treinador do Barcelona decidiu não mudar, mesmo utilizando André Gomes na posição, tal como o fez no Wanda Metropolitano. Um erro táctico, pois claro.

Até às alterações, no campo do Atletico, André Gomes foi ala direito em organização defensiva, e quando o Barcelona ganhava a posse, o português tornava-se avançado, baixando Messi que defende mais adiantado, e baixa aquando da posse. Um papel de correria nas transições, e de jogo de costas para a baliza e com pouco espaço no momento de organização ofensiva, que não só não beneficia André, como prejudica a própria equipa “culé”.

Incrementou exponencialmente o seu rendimento quando trocou de posição e passou a ocupar um espaço e funções bem mais consentâneas com as suas características. Partir de um posicionamento ofensivo com menos profundidade permitiu-lhe receber de frente para o jogo para então ser ele a progredir e a ligar o jogo com os colegas que se posicionavam nos espaços mais curtos.

No novo estádio do Atletico, na última meia hora André Gomes deixou uma impressão bem positiva, e contribuiu para o resgatar do ponto que parecia perdido.

 

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

O livro do “Lateral Esquerdo” agora em promoção no site da PrimeBooks (9’90€). Aqui, com entrega ao domicílio sem custos associados!

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3009 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*