Fábio Coentrão. O lateral que liga o jogo e não falha uma abordagem.

Quando apareceu em grande nível no Benfica, o maior elogio que lhe fizemos incidia sobre a sua capacidade para tomar decisões. Que era rápido, talentoso, e com capacidade de desequilíbrio ofensivo era fácil perceber. Porém, o que o tornava verdadeiramente especial é o seu critério em posse.

Fábio regressa a Portugal, e hoje que não tem a mesma capacidade de desequilíbrio de outrora, porque as capacidades condicionais não estão ao nível de antes, prova com um rendimento elevadíssimo o que por cá se defendia.

Mesmo sem a capacidade de aceleração e de provocar desequilíbrios no 1×1 ofensivo, continua a ser um jogador de uma qualidade imensa, e hoje muito mais competente defensivamente.

Foi a sua ausência no clássico, que permitiu ao FC Porto ser bem sucedido na forma como condicionou o Sporting a sair pelo lado esquerdo.

Qualidade técnica e critério com bola, sempre a ligar a equipa com as suas soluções ofensivas, e defensivamente uma qualidade incrível quer no posicionamento quer nas abordagens defensivas, para quem não era sequer defesa.

Há um Sporting com Coentrão, e um Sporting sem Coentrão.

A posição de lateral esquerdo é talvez a melhor preenchida em Portugal, se pensarmos exclusivamente nos três grandes. Contudo, entre o que é a competência ofensiva e defensiva, entre a capacidade de desequilíbrio ofensivo, e equilíbrio defensivo, Coentrão sem limitações físicas é no imediato o melhor lateral do campeonato! Mesmo que já não volte a um grande Europeu.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3009 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. É realmente um excelente jogador, não conseguindo explorar o desequilíbrio sozinho, consegue ao juntar-se aos colegas e isso muito mais que aquele tonto do Johnathan alguma vez vai conseguir oferecer.

    Espero bem que o Sporting tenha o lateral esquerdo da B a aprender com o Fábio, se perceber metade do que tem que fazer, já será 5x mais que o actual substituto do Coentrão.

    Um abraço,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*