A noite de Podence, e o modelo dos jogadores

FUTEBOL - Daniel Podence, durante o jogo Sporting CP Vs Nice, a contar para a Algarve Summer Cup 2016, no Estadio Algarve, em Loule. Sexta Feira, 05 Agosto de 2016. (ASF/CARLOS VIDIGAL JR)

Muito tenho abordado por cá o erro que é crer que um bom modelo é o que exige o mesmo a jogadores diferentes. É sabido que no caso do treinador leonino, o seu modelo é um pouco mais rígido e menos aberto à individualidade, naquilo que são os movimentos ofensivos.

Mas, também Jorge Jesus abordou o que por cá vem sido referenciado:

Mudámos a dinâmica de jogo, e algum posicionamento táctico, o sistema não, modificou-se foi os jogadores.

Jorge Jesus sobre a entrada de Podence

O pequeno grandíssimo jogador leonino foi a chave maior de uma exibição soberba, precisamente pela variabilidade de movimentos e comportamentos que trouxe, para além da qualidade que demonstra para ganhar espaço para si e para os colegas, mesmo quando este parece demasiado curto.

Por vídeo, tudo o que há imenso é afirmado sobre Podence. Daniel a desequilibrar o jogo em organização pelo rápido enquadramento e trocas posicionais com Gelson, e em transição, pela forma como acelera e permite saídas rápidas em condução. Qualidade a mover-se para pedir no pé e nas costas.

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

O livro do “Lateral Esquerdo” agora em promoção no site da PrimeBooks (9’90€). Aqui, com entrega ao domicílio sem custos associados!

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*