Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3614 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

7 Comentários

  1. Muito bom

    Dá para fazerem isto também noutros campeonatos como por exemplo o de Portugal? Ou os casos de erros posicionada defensivos são muito menores?

  2. Fantástico, como sempre. Assim com estas explicações perfeitas, tudo se torna mais perceptível. Pena que quem deveria “aprender” não o venha aqui fazer.
    Obrigado mais uma vez.

  3. Fantástico contenido, como siempre, aprendo más día a día con vosotros que lo que pude aprender en los cursos de entrenadores, y es de agradecer que gente como vosotros nos deis la posibilidad de aprender. Intento aplicar muchas de las cosas que veo aquí con mi equipo de cadetes (15 años), y poco a poco vamos mejorando.

    Hablando un poco de eso, comentaba con un amigo entrenador la edad adecuada para que un jugador empiece a trabajar conceptos defensivos individuales como colocación del cuerpo al defender, orientar al rival, dominio del “tackle”… Él decía que a partir de los 14 años, porque antes lo que debían hacer es jugar, divertirse y sentirse cómodos con el balón. Yo no estoy muy de acuerdo, creo que se puede empezar a trabajar en estos conceptos con 10, 11 años, que opinaís vosotros?

    Un saludo!

    • Muito obrigado Carlos!!!

      Creio que pode trabalhar mais cedo, também… mas sem nunca perder depois a vertente do jogar jogar jogar, divertir-se e ter bola!

      Dependendo do nível… se só vai treinar 2x ou 3x na semana e fora do treino não toca na bola, então… mais importante a bola… agora a um nível alto, mesmo nessa idade… já há mais tempo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*