A máquina trituradora de Pep. O homem que vai desmontar a Premier League.

Há não muito Pep Guardiola referia que por estar em Inglaterra e se sentir a própria cultura do jogo vinda da bancada, mesmo os jogadores como Silva, De Bruyne, Gundogan, entre outros, aceleravam e precipitavam-se mais vezes do que as que desejaria, pensando na forma como pretende controlar os jogos.

Ainda assim, pela sua exacerbada filosofia de jogo, e pelo perfil dos jogadores que recrutou, Pep Guardiola promete marcar a história da Premier League, pela forma como contorna velhos hábitos britânicos, vencendo, dominando e controlando!

A obsessão pelo controlo total está bem patente na opção pelo recrutamento também de Ederson. O brasileiro era a peça que faltava para garantir mais um elemento a construir com qualidade, capaz de sair curto, mas também mais longo, por Ederson ser talvez o único guarda redes do futebol mundial, capaz de colocar a bola no meio campo ofensivo num passe… e não para uma disputa aérea! Mesmo quando a bola sobe, não sobe para o duelo, sobe para aproveitar espaços e em passe.

Com Ederson, garantiu saída em passe, mesmo que longo para o espaço entre defesas e médios adversários quando a pressão aumenta.

Na Europa, decorridos que estão três meses de temporada, só o Paris SG se aproxima da qualidade de jogo dos citizens. Não é uma máquina trituradora pelos óptimos resultados que soma. É o inverso, é uma máquina trituradora, de controlo e posse, que não deixa ninguém jogar, e é por isso que têm chegado os resultados.

No primeiro trimestre da época, está desde já criada a sensação de que Pep Guardiola poderá ser o maior influenciador da Premier League. Porque mais do que trazer a Premier League para o seu jogo, trouxe o seu jogo para a Premier League. Naturalmente que tal só possível pelo budget sem fim que colocado à sua disposição foi utilizado no recrutamento de um perfil que lhe pudesse acompanhar a filosofia. Não deixa, contudo, de ser algo tremendo o que se vai preparando para conseguir Pep Guardiola, também em Inglaterra.

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Estes vídeos são absolutamente fenomenais, o que se aprende aqui é mais do que precioso! Ainda durante o passado Manchester City – Nápoles, quando o Nápoles estava em cima da grande área adversária, tive de explicar a quem via o jogo comigo que “chutar a bola dali para fora!!” não era uma opção inteligente para o MCI, mas sim insistir em manter a bola entre os seus jogadores, promover a circulação da mesma, etc, até que se criassem as condições ideais para sair dali.

    Uma questão: aos 0:18, também teria sido uma opção inteligente o passe para o espaço do Sterling?

1 Trackback / Pingback

  1. Choque de lendas e de estilos. O melhor do mundo, e o melhor da Europa. – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*