Encurtar o espaço. Marca de Jorge Jesus.

Recordo um texto com cinco anos, em que trouxe a forma como as equipas de Jorge Jesus encurtavam com enorme qualidade o espaço ao portador, dificultando-lhe de sobremaneira a acção.

A imagem foi retirada de um movimento defensivo brilhante do Benfica de Jorge Jesus na recepção ao Barcelona, enquanto Messi progredia na direcção do corredor central.

Nos comentários (infelizmente perdidos com a passagem para site) alguém muito zangado pelos elogios ao Benfica de Jesus, falava de um movimento tauromáquico, catalogando o movimento defensivo da equipa de Jorge Jesus como uma “tentativa de pega de caras ou 4 tentativas simultâneas de cernelha”.

Hoje, porque se mudou para o rival, e agora é o Sporting que apresenta os mesmos comportamentos, talvez seja mais fácil para todos perceberem o que é trabalhado, o que aproxima do sucesso, e o que é aleatório.

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

6 Comentários

  1. Lembro-me perfeitamente daquele post. Toda a gente a reclamar porque o Benfica tinha tanta gente a defender e só saia na bola um de cada vez. ehehehe.
    Muito vcs ensinaram e muito se aprendeu por aqui, desde aquela altura até agora. Obrigado pela vossa persistência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*