Brahimi – Herrera – Aboubakar. Mobilidade, enquadramento, ruptura.

Encontrou muitas dificuldades no Dragão para ultrapassar um Belenenses organizado, e que com cinco homens na linha média muito raramente permitiu que o FC Porto entrasse confortável nas zonas de criação.

Por confortável entenda-se: Receber e conseguir enquadrar. Porque é muito diferente ter a bola de frente para a baliza, ou de costas para a baliza. É precisamente a importância tremenda do enquadramento que obriga tantas vezes à utilização de mais um homem no espaço entre sectores adversários para que possa receber do apoio frontal que recebe o passe que furou a linha média adversária.

Numa das poucas vezes que a equipa azul e branca conseguiu provocar o tal desconforto no Belenenses, a importância da mobilidade de Brahimi, que obriga sempre a ajustes posicionais no adversário, a tomada de decisão rápida do argelino que faz a bola chegar ao espaço mais prometedor, e a qualidade de enquadramento de Herrera num espaço curto, para a então habitual ruptura de Aboubakar. Acabaria por cair em fora de jogo o avançado do FC Porto, num dos lances mais interessantes na partida.

Ora veja:

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*