Líder Benfica

Curtas da primeira noite na liderança do Benfica da presente época:

  • Jogo de grande qualidade da equipa de Rui Vitória. Sentiu dificuldades, sim, mas muito pela qualidade individual do Portimonense, que é também de salutar. A fantástica transição defensiva do Benfica manietou completamente os algarvios no primeiro período, e a vantagem com que o Benfica chegou ao intervalo era demasiado escassa para tanto domínio e entradas em criação;
  • Benfica muito táctico e colectivo, uma vez mais! Para que a sua transição defensiva seja tão esmagadora, importa salientar também o trabalho em organização ofensiva, que prepara já o momento da perda, enquanto procura provocar danos na defensiva adversária;
  • Rendimento de Pizzi a crescer bastante com a troca de sistema, e acima de tudo, com a dinâmica implementada, que colocou o transmontano como mais recuado num triângulo de ligação construção – criação à direita.
  • O cérebro à esquerda foi Zivkovic, e o sérvio tem correspondido também com qualidade! Mesmo estando longe de ser um interior de origem, tem aproveitado a oportunidade, com disponibilidade, qualidade técnica, responsabilidade e tomada de decisão! A provar que os inteligentes podem ocupar diferentes posições sempre com bom rendimento
  • Um dos melhores jogos de Cervi pelo Benfica. É um corredor de execução rápida, a quem vai faltando mais qualidade na zona da definição final. Em Portimão esteve a um nível elevadíssimo e foi precisamente ele que menos facilitou no último terço. Seja para finalizar ou como criou.
  • Impressionante como Rui Vitória deu a volta a um Benfica que partiu para a temporada com muitas limitações no seu plantel, com dificuldades em encontrar uma dinâmica que beneficiasse as suas individualidades, e de repente, em 2018, tem sido um Benfica de alto nível táctico, e com vários jogadores a comprovarem o seu crescimento. Dos quais Rúben Dias e Jardel, a subirem níveis de forma muito rápida para ajudar a sustentar a candidatura encarnada ao título!
Rodrigo Castro
Sobre Rodrigo Castro 217 artigos
Rodrigo Castro, um dos fundadores do Lateral Esquerdo. Licenciado em Ed física e desporto, com especialização em treino de desportos colectivos, pôs graduação em reabilitação cardíaca e em marketing do desporto, em Portugal com percurso ligado ao ensino básico e secundario, treino de futsal, futebol e basquetebol, experiência como director técnico de uma Academia. Desde 2013 em Londres onde desempenhou as funções de personal trainer ligado à reabilitação e rendimento de atletas. Treinador UEFA A.

15 Comentários

    • É que é isso mesmo em parte!

      Aliás, não percebo a linha «Impressionante como Rui Vitória deu a volta a um Benfica». Desculpem lá o termo mas, foda-se, impressionante é como RV deu a volta a si mesmo. Eu não compreendo que raio de protecção é que se deu aos jovens quando se andou a apostar nos Filipes Augustos e Samaris da vida, quando o Inferno da Luz mostrou que estava disposto a tolerar erros de putos e menos de alguns graúdos (veja-se a cisão Varela-Svilar, ainda mal sarada, muito por culpa dos pontos fracos do Varela, sobejamente conhecidos de resto dos tempos da formação). Com isso ganhou-se que só agora, por motivos de lesões de outros é que jogadores como Ziv ou Rafa é que ganham espaço e motivação para jogar.

      Impressionante mesmo é o tempo que RV demorou a apostar nos jogadores de qualidade em vez do refugo. E ver Douglas na lista de convocados ainda me causa calafrios… #sefossefacil

  1. Como vêm a integração de krovinovic e zivkovic em simultâneo no meio campo. Ganharia-se em construção, mas como seria no aspeto defensivo?

    • Eu apostaria num bom lateral direito no próximo mercado. Isto permitiria Ziv jogar na direita por dentro com o meio campo a 3 fesja pizzi krovinovic.

  2. Rodrigo, Zivkovic sempre foi um nº10 nas camadas jovens, o jogador mais indicado para o lugar de Krovi, seria sempre ele pois no aspeto criativo, tem muitas semelhanças com o croata, a começar pelo que consegue fazer com aquele pé esquerdo. Contra o Rio Ave e Portimonense, duas boas equipas da nossa liga, quase não se notou a ausência de Krovi. Quanto ao plantel limitado, a meu ver o Benfica só está verdadeiramente limitado na baliza, de resto tem mais qualidade individual no plantel do que os rivais, tanto no onze titular como nos suplentes. Quem há dois meses lhe dissessem que o Benfica ia ficar sem Luisão, Krovi, Salvio e agora Jonas, e que ia estar a jogar assim e estar na luta pelo título, pensaria que estava a delirar.

  3. Continuo a achar que krovi faz muita falta pq é o unico que tem mais critério com bola. Cervi, zivko, salvio, rafa sao tudo jogadores de romper que nao sabem gerir ritmos de jogo e posse de bola. Isso viu-se em especial no inicio da segunda parte, quando era preciso baixar o ritmo e dar criterio à posse de bola. O Benfica precisa de mais uma alternativa que saiba fazer esta gestao, que n é o Samaris pq este implica abdicar da bola e não é Joao Carvalho enquanto este não ganhar mais agressividade (nào apenas no momento defensivo mas tb a atacar).

    Rafa, n é jogador para o Benfica. Muita velocidade, boa condução mas zero qualidade de definição e entendimento do jogo! Faz confusão tanta falta de qualidade no momento de definição. Não me parece que seja só confiança pq no Braga era igual

  4. Não vi essa qualidade toda no jogo do SLB, bem pelo contrario. Transições muito fracas devido à falta de qualidade individual de muitos jogadores. Pizzi e Rafa fraquissimos e Jonas totalmente desinspirado. As vezes que o SLB deixa de atacar pela direita mostra bem a influência que Salvio dá à equipa.
    Muito tem feito RV com esta manta de retalhos.

    • Pedro, calma…

      «As vezes que o SLB deixa de atacar pela direita mostra bem a influência que Salvio dá à equipa.» – As vezes que o Benfica ataca pelo lado direito com Sálvio em campo regra geral dão transições perigosíssimas, equipa descompensada ou entregas de bola com remates idiotas. Ou uma noção de timming tão espatafúrdia que quando levanta a cabeça do chão já há pouco mais a fazer do que voltar ao início.

      Nesse sentido se é necessário Sálvio sair de campo para se deixar de entregar bolas de borla, então que se lhe ofereça um cargo à medida dele na estrutura, tipo gestor do Insta.

        • Pedro, estás a misturar alhos com bugalhos de propósito ou não sabes interpretar texto?

          O problema desse tipo de resposta é que não é resposta nenhuma. Quando dizes «As vezes que o SLB deixa de atacar pela direita mostra bem a influência que Salvio dá à equipa.» não estás a dizer “o Sálvio tem muito melhor critério de decisão do que Pizzi ou Jonas”, daí que ninguém esteja a comparar isso.

          Podes achar que por ser um raçudo Sálvio é fundamental. Se calhar vai buscar forças onde outros não vão, mas técnica e tacticamente é muito mais limitado do que Ziv ou Rafa e obriga a equipa a um esforço extra não mensurável nas estatísticas. Para não ir muito longe basta ver o que foi o jogo do Benfica frente ao Rio Ave na Luz, só na primeira parte: meia-hora com Sálvio em campo em que o Benfica mal passa do meio-campo, e quando o faz com pouco perigo ou perigo relativo seguidos de quinze minutos em que, apesar de não marcar, o Benfica acampa no meio campo adversário sem deixar que eles consigam sair com bola de lá.

          • Quando dizes “As vezes que o Benfica ataca pelo lado direito com Sálvio em campo regra geral dão transições perigosíssimas, equipa descompensada ou entregas de bola com remates idiotas” não me parece que estejas a elogiar o jogador.
            Sobre as entregas de bola, repito, ninguém as faz com tanta qualidade para o adversário como Pizzi e os remates idiotas Jonas tem tido muitos nos últimos jogos.

            Com Salvio em campo rasgaste o Braga todo. Com Salvio em campo rasgaste o sporting todo. Com Salvio em campo consegues compensar a pobreza que é o meio campo sem Krovinovic.

            Quando se acha que Salvio é apenas um jogador raçudo está tudo dito.
            Se Rafa der metade do que Salvio dá à equipa ficarei contente. Mas duvido.
            Goalpoint a fazer escola. Nada a fazer. Siga.

  5. Naturalmente não estou a elogiar Sálvio, porque Sálvio naturalmente não faz por ser elogiado!

    Isso da escola do Goalpoint deve ser porque olhaste para o separador do lado aí donde teclas, não? Porque de outra forma não se pode entender o “Com Salvio em campo consegues compensar a pobreza que é o meio campo sem Krovinovic”.

    Aliás esta afirmação tem mesmo de ser muito bem escrutinada. A situação de jogo que falo ali, do jogo frente ao Rio Ave, contempla uma mesma partida sem Krovinovic em que se tem Sálvio e não se tem Sálvio. Não queres comentar o antes e o depois?

    Ou então a partida de Belém, em que Sálvio somou uns bons minutos sem Krovinovic. Dá para ter um comentário à forma abnegada como Sálvio conseguiu compensar a pobreza de um meio campo sem Krovinovic? Se não tiveres muito tempo para rever os 75 minutos de Sálvio, vê só a primeira parte, é uma boa súmula…

    Rasgámos os adversários de que falas por causa de Sálvio ou apesar de Sálvio? Porque muitas vezes é isso que se vê. Não sei o que te ensinaram isso lá na Goalpoint Academy, mas a verdade é que uma perda de bola nem sempre é a mesma perda de bola. Digo isto para que vejas quem perde mais bolas que expõe a equipa a situações compremetedoras, se Sálvio se Jonas ou se Pizzi. E de caminho, quem consegue compensar uma má acção com mais boas acções.

    • Como me parece não teres percebido que o comentário sobre o Goalpoint foi sarcástico deixo a opinião que acho o goalpoint uma das piores coisas que apareceu nos últimos tempos. Se a malta já percebia pouco do que via agora usa os números vazios de relevância para opinar coisas como Salvio perder muitas bolas, deixar a equipa em situações comprometedoras, etc etc

      Ou seja, a menção ao goalpoint, foi negativa.

      Sim devemos ter rasgado os adversários por causa do Pizzi ou do Rafa… isso.

      Adiante.

      • Vai lá ler melhor o que eu escrevi e se puderes responder às perguntas que faço, para podermos de facto discutir o papel de Sálvio, em vez de acenares com espantalhos, agradecia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*