Mário e Seri – o menino que não quis e o que nos escapou

Em Nice habitam dois jogadores com histórias de futebol totalmente antagónicas.

Mário Balotelli cresceu como uma das maiores promessas do futebol mundial. Defendeu os melhores clubes, e tinha tudo para poder conseguir um lugar no imaginário dos apaixonados pelo jogo. Nível técnico bastante elevado para alguém com tal morfologia, e uma capacidade para definir no último terço que impressionava para alguém que surgiu tão jovem. Até nas capacidades físicas foi sempre um monstro. Um bebé gigante que muito mais pela personalidade do que pela qualidade nunca cumpriu o que prometia, e é hoje uma figura de proa, num clube pouco tido.

Michael Seri percorreu o outro lado do caminho até Nice. O costa-marfinense que se especulou há tão pouco tempo atrás poder estar em trânsito para Barcelona teve uma passagem pouco notada por Portugal. Do Porto B não chegou à equipa principal, e em Paços mostrou o suficiente para ser um jogador determinante, mas sem que ninguém olhasse para ele com a devida atenção.

Em Nice descobriu o seu espaço e um jogo que o beneficia. O baixo centro de gravidade, a capacidade para girar e iniciar o ataque desde a sua primeira fase sempre com um critério e qualidade técnica incrível. O tipo de jogador que nunca dá a posse e encontra soluções para sair das situações de jogo por mais que o espaço se reduza.

No jogo da Liga Europa em que Manuel Fernandes voltou a provar toda a sua qualidade, também as duas atracções de Nice estiveram a um nível elevadíssimo.

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*