Mário Rui, 32ª estreia de Fernando Santos.

O lado esquerdo da selecção campeã da Europa, nunca como agora teve tantas e tão boas opções! Depois de 1996, Dimas, Rui Jorge, Nuno Valente e Paulo Ferreira (que fez muitos jogos como defesa esquerdo), as opções neste momento recaem em Raphael Guerreiro, Fábio Coentrão e Mário Rui.

Raphael vem aos poucos a recuperar de uma lesão grave (a ultima vez que fez 90 minutos foi em Dezembro), Coentrão está também ele aos poucos a ganhar o ritmo e a consistência que o levou a Madrid, no entanto perdeu algo que o distinguia dos restantes e o fez um dos melhores laterais do mundo, o desequilíbrio ofensivo.

Mário Rui apresenta-se vindo de uma das melhores ideias do mundo futebolístico, o Nápoles de Sarri! Ideia essa que consegue potenciar, mas também disfarçar muitas lacunas nos seus intervenientes! Mário, em posse não arrisca, joga simples, consegue em espaços curtos manter a calma e jogar como Sarri quer, de pé para pé, sem pressas. Movimenta-se sempre de forma a dar apoio ao portador, sabe onde se posicionar e para onde ir. Ofensivamente gosta de jogar perto da linha mas sabe quando aparecer por dentro, no entanto não é um lateral técnico, precisa de espaço para cruzar ou passar, dificilmente cria desequilíbrio se tiver oposição e se no Nápoles consegue muitas vezes combinar com colegas para tirar a bola do corredor, na selecção não terá muitas das vezes colegas por perto e terá de sair no 1×1…as tais ideias!!!

Defensivamente aparenta ser baixo, mas tem o mesmo 1.70m de Raphael, é agressivo e quando entra no duelo, na tentativa de desarme, raramente perde. É rápido a ocupar o espaço e a encurtar quando deve fechar os caminhos ao portador da bola.

Em suma, na nossa perspectiva, das 3 opções é a que parece dar mais garantias actualmente, pois não saberemos como Raphael e Fábio poderão chegar a Junho. Fábio por exemplo, leva neste momento 35 jogos nas pernas, se estiver fisicamente apto, pela experiência, qualidade e o que pode dar á equipa com bola, será sem duvida o titular, mas até lá será uma incógnita! Raphael tem um longo caminho a percorrer, pois a recuperação da lesão grave que teve pode ser um entrave à sua entrada na lista final!

Relembramos apenas, que no ultimo mundial do Brasil, com a lesão de Fábio Coentrão, andamos com Miguel Veloso e André Almeida na lateral canhota. Levar duas opções com histórico de lesões complicadas, pode custar caro!

Pelo Nápoles

Por Portugal

Sobre Dejan Savicevic 91 artigos
Ricardo Galeiras Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. Contacto: galeiras@gmail.com

4 Comentários

  1. Sinceramente, com a quantidade de opções de qualidade para todas as posições não me parece que tenha muitas hipóteses de ser chamado.

    • Certo, daí eu ter colocado a questão ‘poderia ter’. O que achas que poderia acrescentar, em relação a todos os outros, partindo do princípio que, tirando Coentrão, todos são suplentes ou sem ritmo ou a jogar em equipas de terceira linha? Falo dos laterais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*