Lateral Esquerdo – Episódio piloto na TV

No dia em que o Lateral Esquerdo passou dos 300 patronos, entre os 216 que já aderiram pela plataforma do Patreon, e a quase centena dos que o fizeram pela via alternativa, temos o prazer de presentear os nossos mui estimados patronos com o episódio piloto do Lateral Esquerdo, no Cabo, apresentado por Mauro de Almeida.

This content is only available to subscribers. Please contact us at lateralesquerdo.com@gmail.com for details or visit our Patreon page

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

 

12 Comentários

  1. Pedro, o som está muito baixo. Já o conteúdo, como é habitual, é muito bom.

    Vão envolver mais escribas aqui do LE neste projecto ou serás apenas tu? Era interessante, mediante a disponibilidade de cada um, ter um “convidado” nestas conversas.

    Bom trabalho!

    • muito obrigado pelo feedback
      como o Pedro solicitou na plataforma dos patronos, todo o feedback é importante para melhorar o programa. seja o positivo seja a crítica construtiva !

      A ideia é termos sempre mais um convidado a juntar ao Pedro…

      e trazer algumas análises também

      ps – vou ver o que se passou com o som para se corrigir já !

      💪💪💪💪

  2. Uma sugestão, mudem a posição das cameras para vocês não estarem de lado para o espectador quando falam.
    É um bocado awkward estar a assistir e vocês estão sempre de lado para nós. Se calhar uma mesa diferente em que vocês estejam mais frente a frente e depois há câmeras de frente para cada um ajudava.

    Outra sugestão/questão seria o programa ter temas mais focados. Este episódio piloto foi bom mas os temas discutidos foram um bocado genéricos e acho que com o passar do tempo, se for sempre este o tipo de discussão, o programa corre o risco de se tornar ou pelo menos parecer repetitivo. Por exemplo, apesar do formato ser diferente, não achei muito diferente daquilo que fizeram nas Conversas de Café (era assim que lhes chamaram?).

    O que acho que seria realmente interessante seria analisarem alguns jogos de cada jornada. Um formato semelhante ao dos programas que já há na TV mas em bom 😛 Em vez de discutirem casos e arbitragem e essas tretas, analisarem como vocês tão bem fazem no blog os jogos e as opções dos treinadores/jogadores, as estratégias, as virtudes e defeitos dos modelos de jogo em confronto, alguns lances interessantes, etc. Seria o tipo de programa que não existe em Portugal.

    Enfim, são as minhas sugestões.

    Com algumas afinações o projecto tem potencial para ser interessante e ter impacto. Bom trabalho e boa sorte!

    • Subscrevo as propostas do L6S, nomeadamente a de haver um tema mais central. Isto de começar pela selecção e acabar a falar da carreira do Jorge Simão é mais complicado de digerir. Eu tentava também fazer mais para os 20 minutos (e depois logo se via quando acabava). Ah! Não se interrompam! Fica fixe na conversa de amigos no café, num vídeo fica mais perto do Prolongamento e quejandos.

      Na questão das análises que propostas… É verdade que “ninguém quer ver um Tondela X Moreirense” mas seria possível escolherem um jogo dos “Tondelas da vida” para falar semanalmente? Ou vá lá, um por mês? Na volta podia ser que até houvesse mais gente a querer ver o Tondela X Estoril!

  3. Olá,

    Parabéns pela iniciativa.
    De facto o som está muito baixo, principalmente quando comparado com o ‘jingle’ inicial.

    Outra coisa, acho que também deviam disponibilizar em formato de podcast (ao estilo do ‘on the continent’). Aliás até acho que funcionaria ainda melhor.
    Talvez adicionar mais uma pessoa não seria mal pensado.

    Abraços,

  4. Parabéns pelo episodio piloto!

    À semelhança de outros users acho que o som esteve e ouvia-se em demasia algumas batidas na mesa e outros sons ambiente

    Quanto ao conteúdo gostei bastante, no entanto sugiro que criem algumas rúbricas no programa como “Jogador/Equipa da Semana”, “Jogada/Drible da Semana” e outras análises que demonstrem o quanto percebem de futebol.

    Cumprimentos

  5. Olá a todos,

    Este é o meu 1º comentário no blog e não podia deixa de aproveitar para agradecer todo o trabalho que aqui tem sido feito. O LE tem sido para mim uma lufada de ar fresco no futebol português e uma grande fonte de aprendizagem. Sinto-me cada vez mais informado e conhecedor daquilo que verdadeira importa no futebol, que é o jogo em si. Quero agradecer-vos por isso.

    Relativamente a esta iniciativa em si, é uma forma mais interativa de transmissão de ideias. Por vezes, há textos no blog que se tornam demasiado extensos para o leitor e penso que neste formato é possível abordar temas, que requeiram uma explicação mais demorada e minuciosa, de forma mais dinâmica.
    Em relação a temas a abordar, como amante de futebol, não me é nada difícil sugerir alguns. Gosto da ideia já sugerida de análise de jogos da semana. Seria também interessante dissecar modelos de jogo que se vão destacando pela Europa. Analisar e discutir quais os possíveis caminhos futuros por onde o futebol deverá evoluir em termos táticos. Poderia ser interessante falar sobre o percurso/carreira de um treinador (por onde começar, como progredir, principais obstáculos/desafios). Enfim, penso que o que vier será sempre bom.

    Mais uma vez o meu obrigado pelos conteúdos que produzem.
    Cumprimentos

  6. Excelente, como sempre!

    Para manter:

    O registo informal e descontraído. O pessoal está farto de malta a ler telepontos e com discursos repetidos, formatados e políticamente correctos. Principalmente no futebol, com todas as políticas de comunicação que há, penso que o que toda a gente quer ver\ouvir é a discutir-se o conteúdo do jogo sem nenhum tipo de rodeios.

    A inexistência de “estrutura”. Dentro da mesma ideia, e em contraste com outras opiniões que já aqui manifestaram, eu pessoalmente acho que resulta melhor não existirem “rúbricas” nem “temas da semana”. O que acho que pode potencialmente acontecer, é abordarem-se isoladamente determinados lances ou momentos de um jogo, não tanto pelo lance em si, mas por representar uma ideia que achem pertinente abordar\explicar\ensinar\discutir. Para mim esse seria o modelo ideal.

    Para mudar:

    A parte técnica principalmente. A questão do som que já referiram (o estar baixo, e as vibrações por estar o micro em cima da mesa), e o trabalho de câmaras bem como os cortes na edição, podem ser melhorados.

    A acrescentar:

    Creio que seja essa a vossa ideia, mas fica na mesma a nota; as já famosas análises com vídeo\imagens. É uma grande parte do que traz o pessoal ao LE, acho que há muita “fome” do público em geral por esse tipo de conteúdo – muito graças a vocês, as pessoas já aceitaram que não percebem muito do jogo, e querem passar a perceber mais – e é basicamente serviço público! 😀

    Havendo convidados, não se percam em entrevistas biográficas, metam-nos a falar daquilo que toda a gente aqui quer ouvir: bola! E se possível, convidados que tragam “discórdia”, para haver argumentação a sério!

  7. Felicidades por crecer como lo estáis haciendo, y gracias por compartir vuestro conocimiento con vosotros.

    La idea y el contenido de este primer episodio es muy buena, creo que una parte de los episidios puede ser esta, hablar sobre temas sin un guion claro, lo que vaya surgiendo. Creo que seria interesante que hicierais un sumario o guion que nos situase y permitiera saber los temas que se van a tratar. Ademas de comentar y analizar con imagenes (si se puede) algun partido en concreto, otra seccion podria ser para hablar sobre conceptos del juego. Dejo una lista como sugerencia:

    -Presion tras perdida.
    -Importancia de la técnica individual.
    -Marcaje al hombre vs marcaje zonal.
    -Aspectos clave del juego directo.

    Creo que seria interesante tener una parte del episodio para resolver dudas o preguntas que se puedan recoger en los comentarios, para el episodio siguiente.

    De nuevo, gracias por todo, saludos desde España!

  8. Parabéns pelo trabalho malta, sempre em grande.
    Gostava, mesmo sabendo que não é um tema que muita gente goste de ouvir falar, de vos ouvir debater sobre a formação e o que realmente importa nas idades mais tenras e sobretudo fazer o paralelismo entre clubes grandes (incluo nesta lista todos os clubes com histórico de formação, Braga e Paços de Ferreira por exemplo, e não somente Benfica, Porto e Sporting) e clubes pequenos, de bairro que na minha opinião acabam por ter um impacto muito mais directo e importante no que toca ao desporto em geral.
    Tudo o resto já foi dito em comentários anteriores.

    Abraço

  9. Boa tarde, parabéns pelo trabalho e tempo investido!
    Não sei se venho tarde mas aqui vai a minha opinião:
    Achei um bom episódio piloto e um iniciativa muito boa. Parece-me uma óptima forma de as pessoas por trás do espaço LE se valorizarem junto do público pois, apesar de conhecermos a escrita e a voz de muitos dos colaboradores, a imagem também conta (apesar de já ter visto o Pedro na SportTV).
    -Era interessante haver posições antagónicas (para isso talvez fosse necessário outro participante). Provavelmente seria difícil numa abordagem geral de temas mas acredito que em questões mais específicas (tomada de decisão em determinado lance, escolha de um jogador em deterimento de outro,…) conseguissem encontrar forma de confrontar pontos de vista diferentes mas válidos e nós aprenderíamos muito;
    -Já deve ter sido sugerido mas uma análise aos lances como as que fazem em post seria interessante;
    -Era espetacular, mas acredtio que difícil, desafiar algum treinador ou elemento da equipa técnica da 1a ou 2a liga (ou jogador!) e entrevistá-lo. Tentar perceber o motivo de algumas decisões por parte de quem as tomou
    -Se conseguissem ter mais pessoas a participar acho que era interessante colocar um “problema” ou “desafio” e cada um dar a sua opinião na resolução. Por exemplo: inventar uma situação hipotética e colocar uma post no blog sobre a tomada de decisão/definição de linhas/posicionamento real vs ideal/etc. e dar há malta a opção de votar e depois no programa darem a vossa opinião e justificarem o porquê de estar cer e as outras erradas. E acho que também seria um desafio giro se tivessem convidados;
    -Era engraçado um dos programas ser focado nos jovens da equipa B que devem aparecer na 1a liga no próximo ano;
    -Analisar o desempenho dos jovens dos 3 grandes (porque acredito que seja daqui a maior parte do interesse do público…) que estiveram emprestados e fazer uma avaliação do que correu bem/mal e porquê;
    -Campeonato sub 23 vs equipas B;
    -Espaço para dúvidas dos leitores;
    -E mais importante de tudo, continuarem a fazer que com a prática só vai ficar ainda melhor
    Abraços

  10. Muito, muito, muito obrigado pelos vossos feedbacks!

    É uma produção amadora… depois diremos em que canal do Meo vai passar…

    Algumas coisas conseguimos melhorar, outras pelas limitações que temos, ainda não…

    Vamos deixar um espaço para as perguntas dos patronos, e essa parte será sempre fechada só para vocês!

    Treinadores no activo não podem … clubes não deixam, mas garantidamente que quando possível vamos ter muita gente do futebol. Uns de níveis mais acima, outros de níveis mais abaixo, mas seguramente também interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*