Liverpool de Klopp – Descodificando pormenorizadamente o modelo

  • A tremenda importância de Firmino, que é o elemento que contribui para ganhar espaço para os ataques à profundidade de Mané e Salah, seja em transição ofensiva, onde invariavalmente acaba por ser referência para receber no pé, enquanto as “motas” comem metros, seja em ataque posicional, onde surge na ligação entre fases, como um número dez, sempre como interior nos losangos que o Liverpool forma para ligar o seu jogo;
  • O posicionamento em Organização Defensiva de Salah e Mané, muito mais pensado não para defender bem, mas para aproveitar as recuperações para chegar mais rápido à baliza adversária, antes de dar tempo que defesa contrária feche o espaço;
  • O convite para jogar dentro, para que os médios centro encostem rápido e proporcionem o erro na construção adversária;
  • O comportamento nas zonas de finalização, quer em Organização Defensiva, quer em Organização Ofensiva;
  • A transição defensiva, e o espaço que é possível explorar. Atrair médio ao corredor lateral, e jogar contra apenas dois para invadir últimos espaços.

O padrão de cada um dos momentos do Liverpool, e a forma como as opções para cada um dos momentos, condicionam o momento seguinte:

Organização Defensiva:

Transição Ofensiva:

 

Organização Ofensiva:

 

 

Transição Defensiva:

 

 

 

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

 

Sobre Paolo Maldini 3790 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Genial trabajo, siempre muy gráfico y organizado! Vaya partido vamos a vivir esta noche, no puede ver el Liverpool-City de Premier, pero espero un partido muy bonito y frenético. No se hasta que punto es favorable para un equipo defender como lo hace el Liverpool, es cierto que en transición ofensiva si recuperas balón tienes ventaja, pero ante un equipo como el City, que sepa mover a la línea media y encontrar ventajas a través de descolocar a los jugadores red… Pero bueno, en Premier hemos visto que a Kloop le ha funcionado en Anfield. Me deja sensaciones opuestas el Liverpool.

1 Trackback / Pingback

  1. Como eles gostam – Ataque rápido dos “Reds” desmonta City – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*