Nas Aves mora um avançado que só pode ter 1ª liga ou algo mais…

Alexandre Guedes foi o melhor marcador do Europeu de sub 19 de 2013, perdido nos penaltis contra a Sérvia de Drulovic, selecção onde despontava Bernardo Silva. Guedes, formado no Sporting emigrou cedo, sentia que não seria aposta depois do brilhante europeu e foi para o Reus de Espanha. Duas épocas fora, sem grande sucesso e encontrou conforto na Vila das Aves. Peça fundamental na subida de divisão a época passada como melhor marcador da equipa, foi dos poucos jogadores a ficar no plantel no principal escalão, apenas ele e Quim!

Os números de um avançado são cruéis pois apenas mostram as bolas que batem na rede e deixam escondido o trabalho que este pode fazer, Guedes é o avançado inteligente na forma como se movimenta, tanto ofensivamente como defensivamente. É o jogador de equipa, o avançado que está lá para o resto da equipa crescer, gosta de golos como todos, mas não sacrifica o golo pelo serviço. É capaz de fazer movimentos de arrastamento só para criar espaços para os colegas, evoluído tecnicamente e com um bom primeiro toque consegue dar opção ao primeiro passe vertical quando a equipa o procura, forte fisicamente consegue aguentar com os centrais mais robustos e tem um excelente jogo de cabeça. Esta época no modelo do Aves, que já conheceu 3 lideres, tem tido dificuldades em marcar, mas em todos os jogos e com os 3 treinadores tem sido útil, independentemente do futuro do Aves é um avançado que merece continuar na elite do futebol português e quem sabe num modelo com outras ambições.

Ultimo jogo contra o F. C. Porto e o que pode dar á equipa, além golo!

 

 

Sobre Dejan Savicevic 91 artigos
Ricardo Galeiras Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. Contacto: galeiras@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*