Em modo scouting – Matija Ljujic

Directamente da Sérvia, com 24 anos e em final de contrato com os Wellington Phoenix da Liga Australiana, chega-nos Matija Ljujic. Depois de experiências passadas no seu país Natal, decidiu embarcar à aventura na Austrália. Porém, o patamar que se espera atendendo ao seu talento não é este e espera-se que em breve regresse à Europa e para um patamar superior.

Jogador esquerdino, que pode desempenhar várias funções no corredor central do meio campo. Num meio campo com três elementos, potencial para desempenhar funções como médio mais ofensivo, em zonas de criação por trás do avançado e com dois médios centro em cobertura e também pode desempenhar as funções de médio interior esquerdo com outro médio interior ao seu lado, tendo um pivot defensivo por trás, se o triângulo no corredor central for invertido. Num meio campo apenas com dois elementos no corredor central, capacidade para actuar como médio centro, numa linha mais à frente do médio defensivo.

Destaque para o perfil decisional no seu jogo. Decisões assertivas, com critério e sempre a beneficiar o sucesso colectivo. Seja a ligar em passe, seja a sair em condução para atrair, muita capacidade para perceber e decidir em função do que o jogo pede. Capacidade também para jogar em espaços curtos, define com qualidade técnica e a bola sai sempre limpa dos seus pés. Seja em posições mais recuadas, em zonas de construção, seja na criação, muita capacidade para ligar as fases ofensivas. De destacar também a sua boa meia distância e a especialidade nas bolas paradas. Se com bola impressiona, defensivamente muito competente também, sobretudo pela disponibilidade física que apresenta, importante nos duelos individuais e pela capacidade que tem em decidir após recuperação da posse de bola, permitindo à sua equipa transitar com qualidade, ora ficando com bola e entrando em ataque posicional, ora verticalizando o passe e saíndo em velocidade, aproveitando a desorganização dos adversários.

Vale a pena ver o vídeo de um jogador com capacidade para outro contexto e patamar, muito diferente do que aquele em que se encontra actualmente. E repito, está em final de contrato…

 

Sobre José Carlos Monteiro 47 artigos
Treinador de Futebol, Uefa B, com percurso e experiência em campeonatos nacionais nos escalões de formação. Colaborador como observador e analista em equipas técnicas na Primeira Liga. Alia a paixão pelo treino e pelo jogo à analise de jogo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*