
Felizmente nos dias de hoje é mais fácil entender a importância e qualidade dos jogadores conectores. Aqueles que não aparecem vezes demasiadas na assistência ou no golo, mas que são os mais importantes a todo o jogar da equipa e a cada jogo que esta enfrenta.
Cada um joga 87 minutos sem a bola, então se consegues mover-te para que um companheiro faça golo, és um génio. Se consegues dar-lhe soluções e salvas-o … é bárbaro! jogas para a equipa! No final do dia, os melhores jogadores de futebol são os que fazem jogar bem os outros. E eu joguei com alguns assim… que não dizem nada, mas que te tornam melhor… quem faz jogar bem, esses são os grandes… mesmo que não tenham a notoriedade…
Pablo Aimar
Quando um conector de jogo marca, é como se de justiça poética se tratasse. Aquele que mais merece pela influência que tem, chega também à capa do jornal. Não que no seu intimo precisem que tal aconteça. Se o precisassem, talvez não fossem tão bons conectores, talvez não tomassem tão boas decisões, talvez não enquadrassem sempre as suas acções ao serviço de um “nós” em detrimento do “eu”.
Luka Modric é provavelmente o melhor conector do mundo. Mas é mais do que isso. À forma como recebe, decide e executa que lhe permite ligar sempre o jogo, mesmo nas maiores dificuldades, alia uma disponibilidade e competência defensiva, expressa quer na forma como fecha os espaços, quer na agressividade, quer na posição básica defensiva, que o tornam o médio mais especial do futebol mundial na actualidade.
A partida frente à Argentina foi um tratado de classe de Luka. Quando alguém tão bom e que emana tanta classe, ainda coloca disponibilidade no seu jogo, sabes que estamos perante o tipo de jogador mais valioso que há em todo o futebol.
No video, antes do que faz de Modric o melhor contector do mundo, aquilo que o torna um jogador diferenciado entre vários outros médios de nível mundial:
A seguir a Iniesta, é este
Este sempre em 1º, fortíssimo em todos os momentos do jogo.
Mais completo do que Iniesta alguma vez foi na minha opinião.
Eu chamo-os os jogadores tàcticos do meio das jogadas, aqueles que sentem sempre a finta a cada momento do jogo para escapar aos cortes dos espaços (“quadrilhagems” em francês exprime melhor) organisada pela estrategia e que fazem a gramaria do jogo ao invês da gramaria dos processos coletivos. Nao se vêem muito nos tais hihlights ou resumos dos jogos onde se vê a finalisaçao dos atletas do futebol e nunca daqueles invisiveis que pegam na toada do jogo. Pouco importa os processos dos treinadores nas aberturas das jogadas, esses é que fazem a tactica, mexem nos cordelinhos e na maioria das vezes, fazem ganhar o jogo.
Desde ontem que falamos da fraqueza do Portugal na posse: pois, nao temos nenhum desses que mexem na tactica do jogo. O Bernardo aproxima-se mas depende ainda muito dos processos do jogo à sua volta.
hoje não há nenhum post sobre o Messi ser o melhor da História?
Desculpa lá, não resisti à tentação, mas é na brincadeira.
O Modric é, para mim, o melhor médio do mundo já há uns anos. Para mim é melhor que o Iniesta, mais completo e mais influente.
foi com o aparecimento dele e o desaparecimento do Xavi que o Real ganhou supremacia nos confrontos com o Barça (mesmo que tenham perdido alguns jogos, graças sobretudo ao Messi, Suarez e Neymar, dominavam os jogos e o meio-campo.)
Curioso que com o Mourinho ficava no banco. Preferia o khedira…
Querer passar opiniões por factos. Enfim, está na moda criticar Mourinho e para isso até a mentira vale.
Mourinho foi quem contratou Modric para o Real. Mas só o treinou na época 12/13 e depois deu-se a sua saída. Nessa época, Modric disputou só 53 jogos, que por acaso ainda permanece como o seu máximo, bem como os 4 golos marcados.
Foi o médio mais utilizado no campeonato e só fica atrás de Cristiano, Ramos e Pepe no total de minutos.
Considerando todas as competições, os médios com mais minutos foram Xabi Alonso, Ozil e Modric. Os três cabem nos cinco mais utilizados dessa época. Khedira surge na oitava posição.
Cumprimentos
Peço desculpa, estava mesmo convencido do que escrevi. Não sei porquê tenho esta memoria de querer ver o modric e estar lá o Khedira.
Fiquei sem nada para dizer. Grande Mourinho!
São dois grandes jogadores, mas para mim o Modric morde mais e assume mais sozinho. Será uma questão de estilo e gosto pessoal.
Dava um bom jogo, Croácia Espanha.
“Curioso que com o Mourinho ficava no banco. Preferia o khedira…”
Curioso é tu dizeres isso e ser com o Mourinho a temporada em que faz mais jogos na carreira, 53.
Modric é melhor que Iniesta?! Mas isto é “assim” tão “leve”…
Olhem as idades, o percurso, e vejam global!