Relaxa que a tua bola de ouro chegará, Neymar

Foram apenas dois jogos, mas Neymar tem sido um dos melhores do campeonato do Mundo.

Talvez sejam mais, mas há dois jogadores que acima de todos os outros no futebol mundial, obrigam adversários a preparar e pensar de forma minuciosa os seus planos para os momentos defensivos, para que possam aumentar possibilidades de serem bem sucedidos.

Messi e Neymar! Ninguém mexe tanto com um jogo como ambos, embora o argentino continue vários níveis acima.

A percepção que os próprios adversários têm sobre a forma como o brasileiro pode influenciar o jogo, é cada vez mais perceptível até na forma como no campo se movem para o anular. Quando recebe a bola, opositores concentram-se ao seu redor, preparando uma possível investida do prodígio brasileiro. Só por estar em campo, Neymar já ganha espaço para os colegas.

No campeonato do Mundo, embora se apresente a um nível elevado e não seja de forma alguma uma desilusão. Bastante pelo contrário, o seu gesto técnico e tomada de decisão traz tantas e tantas vezes desconforto na oposição, Neymar vive dias outrora vivenciados por Cristiano em Portugal, e por Messi na Argentina.

O povo brasileiro, como o português e o argentino podem até colocar tamanha responsabilidade nos pesos de um único jogador, mas Neymar precisa de saber que o melhor caminho para o sucesso, é abstrair-se da responsabilidade que outros lhe pretendem fazer carregar, e entender que não tem de ser quem define a todo o instante. Não tem de ser o único a tomar a iniciativa. Só atrair e soltar, sem ter o peso de ir consecutivamente para cima, poderá ser suficiente, para conjuntamente com a qualidade dos colegas, definir jogos e resultados.

Se for capaz de jogar como sendo mais um, Neymar não será mais um. Mas o grande candidato a herói da Rússia.

Eis alguns lances pouco especiais, mas que demonstram como ganha espaço para os colegas com acções tão simples:

 

11 Comentários

  1. O Messi de facto tem-se fartado de mexer com os jogos do campeonato do Mundo, como nenhum outro mesmo. E o Neymar idem… que se lixem as 20 perdas de bola por jogo vindas de um individualismo e egocentrismo extremo, que se lixe o nervosismo e ansiedade que passa para os colegas a cada jogo do Brasil. Importante é que tem sido dos melhores do Mundial (para o autor deste artigo, pelo menos), ainda que na verdade, em 4 partes de 45 minutos deste Mundial, só tenha jogado razoavelmente bem na 2º contra a Costa Rica. Não percebi é a razão de tanto conselho para o rapaz… ele tem sido dos melhores do Mundial.

  2. Discordo totalmente. A exibição então perante a Suíça foi patética. Ninguém duvida do talento e potencial mas o segurar da bola em momentos errados expõe um nível de decisão bastante baixo a meu ver contaminado pelo emocional. Isto foi uma constante nos 2 jogos em particular contra a Suíça como referi. Dizer então que foi um dos 2 melhores jogadores do campeonato do mundo é então totalmente absurdo

  3. No Brasil claramente melhor que o Neymar tem sido o Coutinho (e não somente pelos golos). E a lista de melhores que o Neymar durante este campeonato do mundo é imensa. Enfim análise bastante contaminada pelo emocional do escriba

  4. Amigos, vocês sabem ler, certo? E percebem que este blog apenas fala de futebol jogado e não daquele toldado por chauvinismos de pacotilha, certo?

    O que o artigo explana, é que o Neymar (e o Messi, para quem de facto vê os jogos em vez de debitar estatística) pela qualidade que tem e mesmo em condição física debilitada atrai sempre 2 a 4 jogadores adversários sobre ele e assim abre constantemente oportunidades para os colegas.*

    Isto apesar da ânsia de executar e criar desequilíbrios mesmo nas piores alturas e de decisões menos boas – por isso o titulo do post: “Relaxa que a tua bola de ouro chegará, Neymar”.

    *Depois os colegas podem interpretar melhor ou pior, mas o problema do Brasil não é o Neymar, é um meio-campo de Casemiro e Paulinho – onde já vão os tempos do Falcão, Zico, Sócrates…

    • O meu comentário fala apenas de futebol jogado e nada tem a ver com qualquer “ismo “. Continuo a afirmar que a performance do Neymar tem sido muitos furos abaixo do seu talento e potencial. O seu nível de decisão então tem sido ridículo. Considero o artigo o sintoma de um wishful thinking de colocar Neymar num lugar que ainda não conquistou. O Neymar do PSG tem sido aquele que tem estado no campeonato do mundo e esse é apenas um futebolista normal. Se aparecer o Neymar do Barcelona então mudo a minha opinião. Ver as exibições do Isco e do James só para dar 2 exemplos e querer colocar o Neymar neste nível parece-me totalmente absurdo

  5. Pode até não estar a 100%, mas não tem ainda currículo para a displicência global. Técnica soberba, mentalidade ridícula.

  6. Muito bom artigo e que vai a revês da opiniao global sobre Neymar. O sistema do Brazil é equilibrio defensivo ao maximo, e depois deixar criar as jogadas onde os processos ofensivos sao poucos. So ele e o Messi conseguem inventar as jogadas do nada, sem espaços antes abertos por movimentos coletivos…mas o problema é que os adversarios tem três jogadores para cortar essa criatividade. Quem, sem ser Messi, é capaz de obrigar tanto o desequilibrio do coletivo adverso por causa da influencia de um so jogador???? E claro as perdas sao por causa desse feito mesmo se apos 20 perdas, ele serà sempre capaz de inventar um ou varios golos…O que o texto nos mostra bem acompanhado pelo video, é que o Neymar tem que jogar mais vezes simples e aproveitar esse desequlibrio coletivo. Alias, quem aproveita-se é o Coutinho que todos gabam porque a Arte pode ser invisivel

  7. Quando Ronaldo na seleção portuguesa jogava encostado a partir da esquerda, sucedia sempre o mesmo marcação redobrada com 2. A 3 jogadores a aparecer. O tema com Ronaldo era a mesma que (se percebi bem) se explica neste post … ou seja com um jogo menos individualista e mais pratico em muitas situações a equipa beneficiaria dos espaços criados.
    Abc

  8. O problema deste texto é o parágrafo inicial. “ Foram apenas dois jogos, mas Neymar tem sido um dos melhores do campeonato do Mundo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*