A bela Croácia – A percepção do Espaço e o gesto técnico

Concluiu a fase de grupos vencendo todos os jogos. A qualidade individual abunda como em poucas outras selecções, e a equipa que reúne num só sector Modric, Rakitic, Kovacic e Badelj, acrescentou ideias e princípios ao talento individual.

O golo que inaugurou o marcador perante a Islândia teve um desequilíbrio inicial, que provocou desconforto na defensiva adversária, pela forma como esta perdeu referências espaciais, e passou a reagir, em vez de agir.

O lance permite perceber o que é uma boa ideia para furar a organização adversária, mas também deixa bem perceptível o nível individual que é necessário ter para se impor aquela ideia. De um passe aparentemente “impossível” a um outro a um toque, sem espaço para nada mais, que permite deixar Modric de frente para o jogo, uma lição de inteligência, mas também percepção do espaço e qualidade técnica da selecção croata.

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*