Definir no tempo e espaço oportuno – Exemplo de Rabiot

Muitas vezes abordo a importância da tomada de decisão e capacidade de decisão. Nos dias de hoje, em que o espaço escasseia e em que todos parecem ultra velozes, é saber e conseguir enquadrar as acções no tempo e para o espaço ideal que faz a diferença.

No golo de Di Maria que fixou o resultado final na primeira conquista em França de Tuchel, o exemplo perfeito do que é definir bem, e a importância que este parâmetro assume na chegada ao golo.

Em superioridade numérica, se Rabiot solta imediatamente a bola num colega mais adiantado, o 3×2 que se desenhava quando este tinha a bola, passaria a 2×2 e permitiria ao defesa poder ser mais activo na defesa do lance, em vez de se ver obrigado a recuar metros à espera da ajuda por estar em inferioridade.

O médio francês demonstrou o que é definir! Progride, progride, progride, até fixar o opositor! Se fixa em si um defesa do Mónaco, sinal que colega fica livre! Momento então para sair o passe que Di Maria aproveitaria de forma eficaz.

Ora veja:

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3420 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. reparei ao rever o video que era 4×2. Porquê não soltar logo então? Porque o tempo que a bola demorava a percorrer o seu percurso até chegar a quem recebia, seria o suficiente para defesa encostar e fazer com que quem receba fique de costas! atrasando contra ataque e permitindo chegada de mais defesas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*