A Transição Defensiva que virou Ofensiva. Simeone, o mais titulado do Atleti

Há precisamente três meses atrás, a equipa de Simeone vencia a Liga Europa defrontando o Marselha, e era-lhe dedicado o texto “As lições tácticas de Simeone” aqui .

Também na final da Liga Europa, os golos surgiram fruto de erros grosseiros dos seus opositores, e por isso, ainda há quem por ser mais distraído esteja convencido que o treinador mais titulado da história do Atletico tem uma invulgar “sorte”.

O jogo tem demasiado de caos e de factor aleatório, é certo. Todavia, uma vez mais, e independentemente do quão grosseiros são os erros, estes surgem fruto do trabalho colectivo da equipa de Cholo.

Vence porque é de uma competência enorme naquilo que se propõe a fazer.

O trabalho defensivo é absolutamente notável, seja em termos posicionais, seja na forma como em conjunto entendem timings para se mover, seja fechando os espaços, encurtando-os, reagindo ao movimento uns dos outros, ou até no entendimento dos indicadores para trocarem o controlo das situações defensivas, pelo momento para roubar a bola.

 

Recordando os golos na final da Liga Europa:

E como virou a Supertaça Europeia. Uma decisão inacreditável de Ramos, mas que termina no fundo das redes da equipa de Lopetegui, pelo entendimento conjunto do que fazer na Transição Defensiva, e dos indicadores de pressing colectivos. Movimentos conjuntos a retirarem opções aos merengues de sair, encostando nos opositores, a proporcionarem o erro.
Esta é a grande diferença entre uma equipa e um grupo de jogadores. Movimentos em conjunto! Identificar por todos do que fazer e quando fazer!

 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*