Contramovimentos à linha adversária, e a versatilidade de Fransergio

Já por diversas vezes temos trazido exemplos do Braga de Abel Ferreira. Porque é uma equipa com soluções colectivas impressionantes, é hoje um espaço seguro para que qualquer individualidade possa ter sucesso. Poucas equipas em Portugal, poderão afirmar que as suas individualidades estão potenciadas pelo colectivo, e não são elas próprias que estão a potenciar as ideias comuns. Um pouco à semelhança do que se viveu durante muitos anos na última década com as equipas de Jorge Jesus.

Por isso, todos os jogadores bracarenses parecem exibir-se sempre a um nível tão elevado.

Na jornada inaugural da Liga, o Braga voltou a chegar ao golo num lance de enorme qualidade artística e dificuldade quer técnica, quer de raciocínio e preparo anterior.

A utilização do movimento da última linha adversária, para a entrada de um contramovimento de alguém que surge de trás, foi uma marca registada do Barcelona de Pep Guardiola, durante muitos anos.

Depois de uma arreliadora lesão que lhe travou a progressão na temporada passada, emerge junto de tantos outros colegas, Fransergio. O brasileiro é um dos mais completos jogadores da Liga, pela competência que tem em cada momento do jogo. Competência que resulta do combinar de bons traços físicos e técnicos, mas também da forma como decide quer sem bola, quer com bola.
Na primeira jornada foi um dos três avançados do Braga no momento ofensivo, e um dos dois no momento defensivo. Sempre a ligar com qualidade o ataque da equipa, sempre a dar seguimento e a garantir envolvência ofensiva. A sua inteligência e versatilidade, ficou ainda mais vincada pela qualidade demonstrada quando num período posterior passou para a posição de médio centro.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3404 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Apesar de ser um médio de origem, quanto a mim o Fransergio oferece muito mais a esta equipa do Braga a jogar numa zona mais avançada do terreno do que no miolo. Na frente traz capacidade para jogar entre linhas e de reter a bola, bom pressing e uma chegada muito forte às zonas de finalização. Ao invés, no miolo, parece me que demora sempre um segundo a mais para soltar a bola..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*