Inteligência, criatividade e qualidade técnica

Inteligência

1. Conjunto de todas as faculdades intelectuais.

2. Qualidade do inteligente.

3. Compreensão fácil.

Criatividade

1. Capacidade de criar, de inventar.

2. Qualidade de quem tem ideias originais, de quem é criativo.

Técnica

1. Conjunto dos processos de uma arte.

2. Prática.

In Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Simplificando e ajustando ao contexto, o futebol. Um jogador inteligente é aquele que revela conhecimento do jogo, capacidade de apreender o que é pedido pelo treinador e que apesar disso consegue entender aquilo que se passa à sua volta, decidindo em conformidade com o que o jogo pede, aproximando a sua equipa do sucesso. O criativo é aquele que vê o que os outros não veem, que vê primeiro e que pensa fora da caixa, fazendo o que ninguém está à espera. Qualidade técnica é o que traduz as duas faculdades anteriores em resultados práticos, é o que permite executar.
Olhar para o lance de João Felix é perceber tudo o que se falou anteriormente. É inteligência para perceber que deixar um colega na cara do guarda-redes é melhor que, por exemplo, tocar no colega que estava a passar solicitando passe na sua frente. É criatividade para ver a linha de passe de Ferreyra. E qualidade técnica para executar tudo isto na perfeição, com uma velocidade enorme. E a juntar a tudo isto, uma personalidade e coragem do tamanho do mundo para o fazer no Estádio da Luz, no seu primeiro jogo na Champions, a 5 minutos do fim com um resultado desfavorável e num lance que caso não tivesse dado certo todos os adeptos cairiam em cima do jovem naquele momento.
Veremos como será a evolução de Felix, um miudo fascinante com um talento soberbo. No entanto terá de crescer rodeado das feras, dos bichos, das cargas e daqueles que fisicamente são o triplo dele.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*