Galeno – Gelson Dala – Memórias de Hulk e James em Vila do Conde

O nível de uns e outros é absurdamente diferente, e a comparação só fará sentido se isolarmos a verdadeira qualidade de uns e outros, e nos centrarmos em características, e impacto que uns tiveram no FC Porto e outros têm hoje no Rio Ave.

Galeno é ainda bastante jovem, e as parecenças com Hulk nas primeiras aparições (como as critiquei!) deste nos relvados portugueses são óbvias. Poderio físico e capacidade de drible incrível, mas com demasiadas más decisões que o impedem de ser uma ameaça maior, e de aproveitar ou dar a aproveitar o que o próprio cria. Ainda com vinte anos, percebe-se o potencial se tal como Hulk, tiver a felicidade de encontrar quem o potencie, faça perceber o jogo, e o integre num modelo que aproveite as suas virtudes, escondendo os defeitos.

Gelson Dala é mais refinado. Embora a léguas da criatividade e inteligência de James, também joga nas costas do avançado, pelo corredor central, tem um gesto técnico de qualidade, e executa e sai do drible com grande assertividade, para além de ter recursos que poucos outros na Liga têm para jogar em espaços curtos. Seja a capacidade de drible ou orientação da recepção, ou a forma como consegue ver o que o rodeia e os movimentos dos colegas.

Com contrato com FC Porto e Sporting, os jovens terão na presente temporada uma oportunidade para crescer, acertando e errando, sabendo que têm potencial para um dia mais tarde regressar à casa mãe.

 

 

 

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Gosto do Dala, faz-me lembrar o Rodrigo Moreno. O Dala também é muito bom finalizador. Ao Galeno já não acho tanta piada, apesar de ser um jogador com perfil para determinadas equipas.

  2. Ambos são bons jogadores,caso sejam bem potenciados e acompanhados podem chegar longe. Falando na mesma do Rio Ave,onde pensas que o Fábio Coentrão pode ser opção,atendendo ao passado recente das suas épocas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*