
O nível de uns e outros é absurdamente diferente, e a comparação só fará sentido se isolarmos a verdadeira qualidade de uns e outros, e nos centrarmos em características, e impacto que uns tiveram no FC Porto e outros têm hoje no Rio Ave.
Galeno é ainda bastante jovem, e as parecenças com Hulk nas primeiras aparições (como as critiquei!) deste nos relvados portugueses são óbvias. Poderio físico e capacidade de drible incrível, mas com demasiadas más decisões que o impedem de ser uma ameaça maior, e de aproveitar ou dar a aproveitar o que o próprio cria. Ainda com vinte anos, percebe-se o potencial se tal como Hulk, tiver a felicidade de encontrar quem o potencie, faça perceber o jogo, e o integre num modelo que aproveite as suas virtudes, escondendo os defeitos.
Gelson Dala é mais refinado. Embora a léguas da criatividade e inteligência de James, também joga nas costas do avançado, pelo corredor central, tem um gesto técnico de qualidade, e executa e sai do drible com grande assertividade, para além de ter recursos que poucos outros na Liga têm para jogar em espaços curtos. Seja a capacidade de drible ou orientação da recepção, ou a forma como consegue ver o que o rodeia e os movimentos dos colegas.
Com contrato com FC Porto e Sporting, os jovens terão na presente temporada uma oportunidade para crescer, acertando e errando, sabendo que têm potencial para um dia mais tarde regressar à casa mãe.
Gosto do Dala, faz-me lembrar o Rodrigo Moreno. O Dala também é muito bom finalizador. Ao Galeno já não acho tanta piada, apesar de ser um jogador com perfil para determinadas equipas.
Ambos são bons jogadores,caso sejam bem potenciados e acompanhados podem chegar longe. Falando na mesma do Rio Ave,onde pensas que o Fábio Coentrão pode ser opção,atendendo ao passado recente das suas épocas?