Entrar pelo corredor central – Combinar – Um novo (velho) Portugal?

Depois de um Mundial desapontante em termos exibicionais, Portugal recebeu a vice campeã Mundial num jogo amigável e demonstrou ser capaz de mais e melhor. De um jogo com maior conexão pela proximidade entre elementos, de mais ligações e capacidade para progredir de forma colectiva, invadindo espaços.

Num dos últimos lances da partida, o exemplo do que caminho que Portugal pode desenhar. Furar linhas adversárias para chegar de frente à última linha, para daí poder chegar posteriormente ao último espaço, nas costas da defesa.

Mais proximidade, mais toque, equipa junta mesmo com bola:

 

3 Comentários

  1. Acho que ainda é muito cedo para adivinhar que caminho iremos seguir na Seleção A. Uma coisa é certa, o caminho que for escolhido terá de ser algo muito trabalhado e dependente do momento de forma dos jogadores porque temos uma panóplia de seleções atualmente e a curto/médio prazo em que será a boa forma dos jogadores a poder decidir as convocações.

    Se olharmos já para o que existe como João Mário, William, Sérgio Oliveira, Bernardo Silva (os 4 do meio campo vice-campeões sub 21 em 2015), Bruno Fernandes, André Gomes, todos conseguirão ter 10 anos ao mais alto nível. Danilo e Adrien no mínimo 7. Moutinho e Miguel Veloso ainda podem ser opções para mais 3/4. Renato, Gedson, Ruben Neves andarão mais para 15 e ainda temos uma fornada grande já quase a dar o salto nos sub 20 e sub 21.

    A grande quantidade/qualidade permite-nos vir a jogar de muitas formas diferentes, tanto em sistema como em princípios, por isso penso que a maior dificuldade será na construção de rotinas, consoante a forma de cada selecionador jogar e a qualidade nas linhas das outras posições, uma vez que é previsível que tanto talento espalhe-se mais pelas grandes equipas europeias.

    É interessante também analisar a evolução que o futebol irá ter e se isso poderá também ter repercussões nas escolhas da formação dos nossos meios-campos.

  2. Por falar em jogo interior e quebrar linhas…A Espanha de Luis Enrique foi assustadora! Gastem 45min da vossa vida e vejam a primeira parte.

    Se gostarem mais de soft porn vejam o golo do Isco. O defesa ainda não sabe da bola, coitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*