Furar linhas por dentro – O melhor caminho para o golo

Para que o melhor caminho para o golo seja também o mais rápido, é necessário que do lado oposto haja incompetência em largas doses. Incompetência expressa em mau posicionamento na defesa zonal, que facilita a entrada da bola por entre elementos da mesma linha. Em traços gerais, se a oposição o permitir, o melhor caminho é furar a linha média pelo corredor central, e posteriormente furar a linha defensiva também pelo corredor central, para que quem recebe em 1×0 esteja com melhor enquadramento para a baliza.

Mathieu demonstra sempre o caminho, quando há possibilidades, e é por isso que é um dos defesas mais interessantes que pisaram os relvados nacionais na última década. Bruno Fernandes não lhe seguiu o caminho. Tinha condições para fazer igual, mas furou por fora. Ainda assim, porque receber no corredor central e enquadrar perante apenas quatro adversários, dá tantas possibilidades… o lance acabaria no fundo da baliza do Qarabag de qualquer forma.

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3385 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*