
O golo que permitiu a vitória bracarense sobre o Sporting teve muito do que é a identidade dos arsenalistas em cada momento de jogo.
O lance que tem origem (naquilo que a transmissão televisiva permite ver) no momento de organização da equipa de Abel, com João Novais a conduzir, enquanto todos os posicionamentos habituais do ataque posicional eram respeitados na íntegra. Os três avançados no corredor central, e a chegada dos alas pelo corredor lateral para garantir superioridade numérica, pela presença de cinco jogadores nas proximidades dos habituais quatro adversários.
Novais remata, e o Braga entra no seu momento de Transição Defensiva, com pressão no centro do jogo, e os centrais de cada um dos lados a prepararem-se para encostarem nos opositores, ou para em falta matar transição leonina, ou para recuperar a bola.
Enquanto recupera / não recupera (há um erro técnico que leva a bola de novo à posse do Sporting), os seus jogadores vão acelerando para os posicionamentos de Organização Defensiva (em 4x4x2 clássico). Quando se dá a nova recuperação, já os comandados de Abel estão organizados de acordo com a sua matriz táctica, e preparados para activar movimento padrão da transição ofensiva. O avançado que defende no lado da bola, abre no corredor lateral de onde vem a bola, aproveitando a projecção do lateral adversário para ai receber atraindo a si defesa central (Coates) que tem de compensar subida do lateral (Ristovski).
De uma série de erros, fortunas e infortunas, a bola chega a Dyego em zona de finalização. Em todo o lance, mesmo dentro da aleatoriedade, há algo a que é impossível escapar. A identidade do Braga de Abel sempre bem vincada nos movimentos e posicionamentos em todos os momentos do jogo! Tacticamente a equipa da Pedreira está mais do que pronta para perturbar quem almeja o título nacional.
Como analisam os movimentos defensivos e posicionamento do ristovsky???
Não está claramente mal posicionado (de acordo com os vídeos que postaram faz algum tempo)??
Se bem entendi, se estivesse alinhado/perto do primeiro poste e sobre mais linha da pequena área a bola não passava para quem finalizou, certo (a ver se percebi os vossos vídeos) ?