O cruzamento mais perigoso – golo do West Ham

Já aqui o referi, o cruzamento mais perigoso é aquele que coloca o jogador que vai finalizar na situação mais favorável possível para este conseguir concretizar. Ou seja, é aquele que permite a finalização mais simples, quer porque reduz a complexidade do gesto, como reduz a dificuldade do possível duelo que possa existir, como ainda reduz a intervenção (ou aumenta a dificuldade desta) por parte dos defesas e do guarda-redes.

O cruzamento mais perigoso, para mim, é o cruzamento que é colocado entre a linha defensiva e o guarda-redes. O jogador que vai finalizar está de frente para a baliza, sem nenhum opositor à frente, com o guarda-redes em deslocamento com bola a poucos metros dele, onde o gesto técnico para finalizar é mais fácil e por ser aquele que 99% das vezes retira por completo o duelo aéreo (quase 100% das vezes este cruzamento é realizado no chão).

O primeiro golo do West Ham é um exemplo claro disso. Por trás da finalização com sucesso, está uma grande jogada dos Hammers, onde atraiem mais que uma vez a equipa do United e variam, sempre curto, sempre pelo chão e quando encontram condições favoráveis aceleram (muito bom o movimento de Zabaleta). Depois, grande cruzamento de Zabaleta, tenso no chão, entre a linha defensiva e o guarda-redes e Felipe Anderson, de forma bonita, coloca facilmente a bola dentro da baliza de De Gea que pouco ou nada poderia ter feito no lance.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*