
Ao segundo jogo da sua vida na Champions League, Arthur, o brasileiro médio centro do Barcelona encantou.
Em Janeiro falava sobre ele no texto “Três jogadores a seguir no Brasil”: (aqui)
Arthur – Grêmio
Aos vinte e um anos, o médio centro explodiu no Grêmio, onde venceu a Libertadores.
Baixo centro de gravidade e uma qualidade técnica suprema, faz lembrar os médios mais interessantes do futebol mundial. Os que têm “giro” como referenciava Xavi.
Criatividade, capacidade para progredir com bola e quebrar linhas em posse, Arthur acelera o jogo quando o espaço e a relação numérica o pede, mas também tem o condão de prender mais a bola. Tirar-lhe a bola é tarefa hercúlea, pois é um autêntico mestre no controlo do envolvimento que o rodeia.
Decide rápido, executa com qualidade e vê sempre tudo.
Uma enorme promessa do futebol mundial. Um sucessor para Iniesta?
E em fevereiro, no texto: Criadores de Sonhos, reforçava: (aqui)
Ainda fora da Europa, mas com o mundo ansioso por vê-lo nas grandes competições, Arthur venceu a Libertadores pelo Grêmio, e só a “nova” realidade financeira do futebol no Brasil, vai impedindo o seu ingresso num dos melhores clubes da Europa. O baixo centro de gravidade, o giro, a qualidade técnica, a forma como conduz, dribla e define, tornam-o um jogador especial. Daqueles que não podes apertar porque ele vai-te ludibriar.
Um sem número de recursos, mas acima de tudo, a capacidade para fazer jogar toda uma equipa ao ritmo próprio com que decide cada lance.
O salto para a Europa era inevitável, e se por cá o jogo é muito mais rápido, e com menos espaço, o pequeno génio provou num dos mais atractivos jogos da Liga dos Campeões da segunda jornada, estar cada vez mais adaptado ao jogo europeu.
Arthur provou tudo o que se percebia ser ainda em terras brasileiras. Qualidade técnica incrível, capacidade para rodar sobre os oponentes, sob pressão, que o tornam um adversário quase impossível de perceber, pela variedade de recursos que apresenta mesmo quando assume o drible, e sobretudo, capacidade para conseguir ver tudo o que o rodeia. A forma contínua como vai tirando “fotografias” a cada instante é o que lhe permite dominar e controlar tudo ao seu redor. Um belíssimo parceiro para se associar a Leo.
Grande jogador…