Giroscópio, Rúben Neves

Rúben Neves colecciona imagens durante todo o jogo!

O seu pescoço e os seus olhos não param porque o cérebro precisa de recolher informações de forma rápida para fazer parecer simples a arte de estar rodeado de adversários e tomar quase sempre a melhor opção. A sua qualidade técnica, o passe, ajuda-o e muito, mas não é só a qualidade técnica que simplifica as acções que executa. Rúben prepara-se sempre antes da bola lhe chegar aos pés, sabe quem tem por perto, de onde vem a pressão e imagina em fracções de segundo como deve sair dela.

Parece simples, mas perder o contacto visual da zona da bola para perceber o que o rodeia apenas está ao alcance de alguns poucos, mas de mais valor e numa era em que o futebol é disputado a mil à hora e em ínfimas partes de um hectare de relva é saber o que fazer depois de processar a informação. Rúben, sabe! Valoriza a posse, acelera, temporiza, coloca a 20 metros ou a 60, tem nos pés a pericia que um quarterback tem na mão, tudo isto porque já processou tudo e está mais à frente que todos os outros, age e não reage com a bola nos pés…

Uns minutos de talvez a melhor exibição com a camisola das quinas!!

 

 

Dejan Savicevic
Sobre Dejan Savicevic 49 artigos
Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. contacto - galeiras@gmail.com

14 Comentários

  1. É muita classe num só jogador.
    No nosso campeonato é que é preferível ter tanques de guerra no meio campo a varrer tudo e a fazer passes para trás. Estes jogadores são logo apelidados de moles e lentos (o william é outro exemplo de um jogador cereberal que é considerado”lento”).
    Depois queremos é danilos, petits e adriens a fazerem o meio campo da selecção… não são maus jogadores, mas destoam do resto da equipa e desaceleram o processo ofensivo de forma evidente e assim fazem com que seja fácil ás equipas adversárias contrariar o nosso jogo de posse.

    • Sem dúvida….a bola quando lhe chega aos pés, já sabe para aonde a vai reencaminhar, brutal…falta-lhe, talvez, maior estimulo ao passe interior, para as entre linhas…
      uma nota, para o Fernando Santos, que na minha opinião exponenciou o Ruben, ao arranjar-lhe um “guarda barriga” :), william Carvalho, um bocado como o Sarri fez no Chelsea com Kante/Jorginho, e que, na minha opinião, muito treinadores ainda não olharam para o potencial dessa formula…no benfica um dia gostava de ver a mesma formula com Alfa/Gabriel, com Gabriel a 6 e Alfa a 8…Gostava de ver o ruben nas mãos de um Sarri…se bem que acho que faz mais falta ao Klopp e ao Guardiola :):)….. Ruben “Sousa” Neves, muito bom!!!

      • Maldini, uma pergunta: desde o princípio deste blog que sempre se defendeu que “Um Pirlo não precisa de um Gattuso!” Isto não vai contra a ideia de um “guarda barriga” exponencia o jogo do Ruben Neves? (Claro que o perfil do William Carvalho não tem nada a ver com o do Gattuso). Ou é um conceito diferente de “guarda barriga” que se está aqui a usar?

        • epa, o inteiramente, não era a este comentário! Era ao do Gil! Respondi no telemovel, e só agora a ler o teu no pc, vi que não estava onde o queria!

        • …e o Jorginho, não precisará de um Kante?…o “guarda barrigas” foi uma expressão minha, talvez tonta, mas era para constatar, o que me aparentava a mim, uma mudança de paradigma, ou a recuperação de um….em que o pensador, fica atrás de alguém que dá mais consistência defensiva…o pensador atrás do dito 6, parece-me fenomenal, porque o jogo pensado de trás parece-me muito mais efectivo, temos aí o golo do Século, o do Cruyft, a provar isso, temos o Pirlo, o Jorginho, o Busquets, neste caso sem o tal 6 à frente, se bem que num passado, creio que chegou a ter, não estou certo, mas o futebol do Barcelona, não sei se vai ser algo que se possa repetir no futuro…mas atenção, isto é um gajo, eu :), a divagar….Rúben “Tom Brady” Neves, é genial :)…
          Já agora, falando em divagar :), o que é que acham de a Inglaterra poder estar a tornar-se na NBA do futebol?? :)…
          Maldini, apesar das tonterias que digo, deixa-me te dizer que tenho aprendido um montão com vocês, muchas gracias!!!!

  2. Um jogador fantástico, é uma delícia ve lo jogar e ver o que faz jogar na seleção. Com o Ruben com 21 anos e os fora de série que vêm aí com menos idade, espero muito do futuro da seleção.

    • Tambem nao vejo onde se parece com o Paulo Sousa. O PS era um 8 completo, que tinha grande visao de jogo e bons passes, transportava a bola, defendia, batalhava e recuperava bolas como poucos, e tacticamente era quase perfeito. Não me vou alongar sobre o que é esperado de um 8 porque nao vale a pena. Fica para a proxima.
      O RN é uma coisa entre o 6 e o 8 que faz bons passes e tem grande visao de jogo, isto se tiver espaço, porque sem ele é pro fraquinho. Se para ser parecido com o PS basta fazer bons passes e ter visao de jogo, entao há praí milhares de PS.

  3. Uma injustiça o que fizeram a este menino num FCP cheio de pernetas no meio-campo! O Danilo é que é o jogador “à Porto”! Quando assim é, está tudo dito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*