
Um bom passe, não se limita a chegar a um colega de equipa. Em suma, um bom passe, não é aquilo que a estatística nos traduz como um passe certo.
Tem um sem número de variáveis quer na sua decisão, quer no gesto, que contribuem para que seja efectivamente certo e bom, ou não. Independentemente de chegar ao pé de um colega.
Se na sua decisão, é fácil perceber que há passes melhores que outros, que ter a possibilidade de isolar um colega, e antes optar por passar para trás, não é um bom passe, mesmo que a bola chegue ao destino, isto é, ao defesa central, tecnicamente tem também diferentes variáveis que o tornam bom ou mau. Chegar mais rápido, mais tenso ou mais lento, não é igual, e tal pode chegar pela decisão, mas também muitas vezes relacionado com a qualidade da execução.
Há não tanto tempo assim, Jorge Jesus exigia dos seus jogadores que fizessem a bola cantar em cada passe. Sem o som da bota na bola, haveria problemas para os executantes. O grau de minuciosidade no seu trabalho, algo que hoje já se torna normal, há dez anos atrás, foi o que o levou ao topo, não do futebol mundial como teria merecido, mas do nacional.
Como praticamente todos os grandes, e que proporcionaram evolução no jogo, Jorge Jesus gera sentimentos de amor e ódio. É fácil recordar que tem dificuldades a comunicar, e trazer à memória jogos que perdeu.
Difícil, muito difícil, sobre qualquer outro, é ouvir a unanimidade do discurso de quem foi por si treinado.
O Jesus tinha prazer em ensinar! Tive o Camacho, Ziganda… esquece… não há comparação possível. Eu aprendi a jogar futebol com ele! Dizia-me, és avançado, é fácil. Só tens dois movimentos, ou vens ou vais. Quando não sabes qual é para fazer, vai que alongas a organização adversária. Só largava um gajo quando aprendíamos…
Daddy
Já são quase 250 patronos!
Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com
Nao pude ler tudo mas que bela expressao e tao verdade
O futebol sera e continua a ser aquela que em modalidade pode fazer um ou mais sendo bons ou maus tirar em frente o casual jogador na pratica opurtunidade de vencer. a hivelussão constante lembra a grande iquipa do sporing que aqueriu o grande brune de Carvalho e que não histá só assim se pod dizer e considerar a justa causa dos admissões e espidimentos com causas hisplicads na primeira frase conjuntiva.