Os craques do Campeonato de Portugal – Kiko Bondoso (Lusitano FC)

No passado sábado, pudémos assistir a um dos jogadores mais talentosos do Campeonato de Portugal a defrontar o Sporting CP, para a Quarta Eliminatória da Taça de Portugal. Francisco Miguel Ribeiro Tomé Tavares Bondoso – Kiko Bondoso no mundo do Futebol – pôde bem aproveitar a oportunidade mediática de jogar contra um “grande”, para num futuro breve dar o salto para uma equipa de maior dimensão.

Médio-ofensivo nascido em 1995, Kiko fez a sua formação enquanto jogador no CDR Moimenta da Beira e foi precisamente neste clube que (ainda com idade júnior) se estreou numa equipa principal, durante a temporada 2013/2014. No total, foram quatro as temporadas que cumpriu ao serviço da equipa da sua localidade, até sair para o CR Ferreira de Aves, onde fez a melhor temporada da sua carreira até ao momento. A sua boa performance fê-lo dar o salto, no Verão passado, para o Lusitano FC, tendo sido até então um dos jogadores mais influentes.

Com uma altura de 1,69m e um peso de 63kg, não o podemos considerar um jogador muito forte fisicamente. Apesar da sua estatura torná-lo numa presa fácil na disputa de bola corpo a corpo, Kiko é extremamente rápido, tanto em velocidade como em aceleração, e esse pormenor ajuda-o a escapar às cargas dos jogadores adversários. Devido ao seu centro de gravidade baixo, tem bastante facilidade nas mudanças de direcção, quando em condução.

Sem qualquer pejo, podemos dizer que no capítulo técnico Kiko é dos melhores jogadores do Campeonato de Portugal. O seu poder de drible é muito bom, a sua técnica é apuradíssima e tem um primeiro toque de alto nível, que o permitem ganhar vantagem quando no 1×1 com os seus opositores directos. Ao nível do passe (e especialmente no último passe), Kiko também se destaca com uma precisão que o faz somar muitas assistências para os seus companheiros de equipa. O seu pé direito é bastante profícuo nas bolas paradas, sendo um óptimo batedor de livres, cantos e até penalties.

Kiko tem também uma visão de jogo acima da média, que poderá ser ainda melhor assim que souber definir os timings de quando deve soltar a bola. A vontade de assumir as rédeas da partida é notória e a sua imprevisibilidade levam-no a ser um elemento capaz de decidir um jogo de um momento para o outro. Adicionalmente, mesmo em transição, é um jogador dotado de um raciocínio rápido e que executa com bastante facilidade e qualidade, seja através de um último passe ou de um remate de meia-distância.

Kiko Bondoso tem sido bastante utilizado nos corredores laterais da equipa de Viseu, especialmente no lado esquerdo do ataque. Pessoalmente, e reunindo todos os aspectos abordados, creio que poderia aumentar a sua influência ao fixar-se na posição de médio de construção. Com um construtor de jogo avançado com as características de Kiko, qualquer modelo poderá apresentar uma maior fluidez e qualidade no último terço. Ou não houvesse quem já lhe chame de “Isco do Campeonato de Portugal”.

Bruno Costa

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*