Para lá da maravilha de Nani – A criação

O fabuloso extremo que regressou esta temporada à liga nacional, marcou um golo num recorte individual de nível mundial, pela forma como contornou sucessivamente quem lhe saiu ao caminho.

A chegada à zona de finalização é precedida por uma das mais belas jogadas do Sporting na temporada. O Qarabag, que defende da exacta mesma maneira que as equipas da Liga Holandesa, isto é, com perseguições individuais a campo todo, foi surpreendido por um estilo que prepara de forma categórica o ataque perante este método defensivo.

O golo, como um sem número de jogadas tiveram em comum, a forma como o Sporting ligou o jogo, enganando os adversários.

Bola entra no apoio frontal, marcadores directos de quem está atrás da linha da bola, viram-se no sentido da bola e perdem a referência visual do seu adversário directo. É ai que o apoio frontal encontra quem está de frente para o jogo, já livre de marcação. Nesse aspecto, centrar a atenção no movimento de Wendel, que traz marcador para frente da linha da bola, e depois com um movimento circular fica preparado para receber a bola de Diaby (o apoio frontal).

O início do lance do golo de Nani poderia perfeitamente figurar numa espécie de manual sobre como ultrapassar o método defensivo de marcação homem ao homem.

Ora veja:

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*