Os craques do Campeonato de Portugal – Pepo (UD Leiria)

Pegando no tema trazido pelo Maldini aqui, porque não apresentar também um dos melhores conectores do Campeonato Portugal? É de extrema pertinência falarmos de Pedro Santos – Pepo –, médio emprestado pelo Leixões SC à UD Leiria e que, temporada após temporada, tem vindo a provar que o lugar dele já pertence bem mais acima do nível onde se situa neste momento.

Produto da Formação da UD Leiria, foi na “Equipa do Lis” onde se estreou como jogador senior em 2013. Na temporada seguinte não se mudou para muito longe e representou o SCU Torreense, seguindo-se uma temporada repartida entre o SC Vianense e um regresso ao SCU Torreense. De salientar que, na metade em que esteve na equipa de Viana do Castelo, chegou a defrontar o SL Benfica numa eliminatória muito renhida da Taça de Portugal, assinando uma exibição de grande nível. Em 2016, regressou à UD Leiria e aqui foi brilhando até chamar a atenção do Leixões SC, que avançou para a sua contratação no início da presente temporada. Apesar das expectativas criadas em torno desta contratação, Pepo fez a pré-época mas não ficou em Matosinhos e acabou por regressar à UD Leiria a título de empréstimo.

Pepo é um jogador que já conheço praticamente desde que saiu das camadas jovens da UD Leiria. A sua qualidade é simplesmente cativante e dá para ver que é craque dos pés à cabeça só pela forma como pisa o relvado e controla a bola. Médio-ofensivo que actua como construtor de jogo avançado (o chamado “playmaker” ou… conector!), faz passar por ele todo o jogo ofensivo da equipa. Pode também actuar nas alas, mas a sua tendência (natural) será sempre a de cair para o corredor central do terreno. Pepo irá certamente dar o salto brevemente e fixar-se definitivamente onde já deveria estar: nos campeonatos profissionais.

Características físicas:

Pepo tem uma estatura e centro de gravidade baixos (1,70m), sendo que estas características facilitam o seu equilíbrio e as suas mudanças de direcção. Apesar de não mostrar ser muito forte fisicamente, acaba por compensar na sua razoável velocidade com e sem bola e também na capacidade de aceleração.

Características técnicas:

A sua qualidade técnica é absurdamente boa. Pepo tem um dom natural e a sua imagem de marca é a bola colada ao pé direito. Seja em drible curto, em recepção orientada, num passe a curta ou longa distância, Pepo é capaz de acertar com altos níveis de eficácia. É também um óptimo marcador de bolas paradas (seja livres, cantos ou penáltis). Destaca-se de igual forma pela sua capacidade no último passe, deixando os companheiros de equipa muitas vezes em situação de 2×1 ou de 1×1 com o guarda-redes adversário. Em suma, podemos dizer que este pequeno jogador é um executante tremendo, colocando a bola onde quiser com bastante facilidade.

Como joga:

Como referido anteriormente, Pepo é um médio-ofensivo que actua como construtor de jogo avançado. Por ter estas funções enquadradas no modelo de jogo da UD Leiria, é assim considerado o “pensador” da equipa e esse rótulo assenta-lhe que nem uma luva. Jogando sempre de cabeça levantada, possui uma excelente visão de jogo e incute bastante imprevisibilidade em cada lance, confundindo muitas vezes os adversários com simples acções tomadas. Mas mais importante do que essa imprevisibilidade, é ver e somar a quantidade de vezes que Pepo decide bem nessas acções tomadas. Adicionalmente, apresenta muito critério na construção das jogadas e mostra ter uma exemplar noção dos espaços e da sua envolvência. Com um bom jogo sem bola, sabe perfeitamente em que sítios deve estar posicionado para dar a melhor linha de passe aos companheiros de equipa. Pepo mostra um conhecimento muito elevado dos vários momentos do jogo e é por esse facto, bem como pelo seu critério nas ligações e capacidade para gerir o ritmo que o jogo vai levando, que tem de ser considerado um dos melhores conectores das competições nacionais.

Bruno Costa

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*