
Inevitavelmente se olharmos para o Tondela deste ano, pensamos num dos seus maiores influenciadores, António Xavier, que fez a formação no Vitória de Guimarães e passou por Tourizense, Braga B, Feirense, Leixões, Marítimo (onde se fixou na primeira liga) e Paços de Ferreira.
É através dele e com ele que o Tondela patenteia as situações de maior brilhantismo. Tem se destacado na forma como endiabradamente faz as movimentações em profundidade, pela capacidade de tocar e se movimentar.
O canhoto aparece muitas vezes numa posição ótima para a concretização, falamos mesmo em situação de cruzamento (com 1,76), deduz-se que terá dificuldades em discutir pelo ar, mas ele tem a capacidade de simplesmente, “aparecer” nos sítios. Com um timing estonteante rompe entre defesas para finalizar, usando a antecipação como arma.
Tem uma capacidade técnica assinalável, deliciando-nos com as suas receções, cruzamentos/passes e claro, os golos de belo efeito. Mas, mais do que falar, o melhor é mesmo ver. Para os mais distraídos… Xavier. (vídeo com som)
Video com comentários audio, muito bom Leandro!