O lado lunar de Bernardo

Bernardo é um jogador fabuloso, e está a um nível magnifico!! No jogo com o Liverpool, com bola foi importante, jogou mais perto de Fernandinho, e foi ele preferencialmente a pegar no jogo e maioritariamente de forma muito simples a um toque tentou fazer a equipa progredir no campo, desbloqueou a primeira fase, temporizou com a bola no pé para que a equipa se posicionasse, atraiu adversários para descobrir alguém solto, construiu, embora não criando como está habituado, em terrenos mais adiantados e onde certamente com bola teria ainda mais momentos de destaque para este mini-resumo.

Dos médios que Pep Guardiola escolhe para as suas equipas, todos conseguem identificar a qualidade técnica e de decisões. Mas, há algo por trás, de que não abdica o espanhol. A rotação! Sem esta, nunca os seus momentos defensivos seriam tão efectivos.

O lado oculto de um jogador tremendo.

Bernardo ao nível de Iniesta na sua capacidade para “andar” e estar sempre ligado ao jogo!! Sempre que a equipa perdia a posse a sua mudança mental era incrível, pela rapidez com que reagia e encostava nos opositores, de forma a no mais curto espaço de tempo e com a equipa mais junta e próxima da área recuperar a bola. A sua perna curta não o impediu de encurtar de forma rápida para estar sempre bem posicionado, e quando não o estava não se coibiu de no famoso “tackle” inglês roubar bolas. Desengane-se de vez, quem acredita que um jogo de futebol, ao nível  dos melhores confrontos de Champions e de Premier League, pode ainda ser jogado sem o que Bernardo nos mostrou!

Terão sido “inocentes” as palavras de Pep? Ou um reforço importante ao trabalho do português?

Com o talento que tem, como outros, poderia preferir não “andar” e ainda assim jogaria em bons clubes. A sua personalidade não o permite, porém.

 

Dejan Savicevic
Sobre Dejan Savicevic 67 artigos
Treinador, apaixonado por desporto, futebol e treino. Experiência em campeonatos nacionais na formação e atualmente ativo no futebol sénior. Colaborador na área de scouting e análise de jogo, com vários treinadores e equipas do campeonato nacional da Primeira Liga. contacto - galeiras@gmail.com

9 Comentários

  1. Obrigado pelo vídeo,é sempre um prazer 😉

    E como você disse é o nosso Iniesta(versão canhoto);espero agora que Fernando Santos o mete a jogar “interior”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*