Os craques do Campeonato de Portugal – Nuno Rafael (SC Maria da Fonte)

Nem sempre os craques marcam só golos, fazem assistências, interceptam providencialmente aquele passe que ia direito ao avançado adversário ou mudam o rumo de uma jogada com uma finta habilidosa. Situações há em que também salvam as equipas daquela bola que quase dava golo. Também há craques no mundo dos Guarda-Redes e o Campeonato de Portugal não foge à regra.

Nuno Rafael, guarda-redes de 23 anos do SC Maria da Fonte, é um dos bons valores do Campeonato de Portugal e que merece cada vez mais destaque. A sua formação enquanto jogador foi feita até aos Iniciados no Sporting CP, tendo depois nos Juvenis mudado para o SG Sacavenense. Esteve duas temporadas em Sacavém até ir para o CD Feirense, na temporada de 2012. Aqui fez a parte final da Formação jogando na equipa de Juniores. Estreou-se em 2014 como jogador Sénior no GD Vitória de Sernache, completando uma temporada inteira na equipa do distrito de Castelo Branco. Na temporada de 2014/2015 voltou a Lisboa para representar novamente as cores do SG Sacavenense, mas fez somente metade da época no “Saca”. Terminou essa mesma temporada no GD Águias do Moradal, onde foi aposta clara e terminou com 18 jogos disputados. Seguiu-se uma temporada completa na AD Nogueirense e, em 2017/2018, actuou pelo Anadia FC e CD Cinfães. Na presente temporada foi chamado pelo SC Maria da Fonte e tem sido o dono da baliza.

Apesar de ainda não se ter fixado num clube em particular, Nuno Rafael é um guarda-redes de muita qualidade e tem-no confirmado ao serviço do SC Maria da Fonte. É bem possível que esta temporada seja o ponto de viragem para este guardião de características invulgares. Conheçamos um pouco mais sobre ele.

Características físicas:

Nuno Rafael é um guarda-redes de estatura baixa (1,81m). Devido à altura que possui, o seu alcance aéreo não é propriamente um dos seus pontos fortes, pelo que poderá ficar a perder caso seja obrigado a intervir em duelos aéreos com os adversários. Mas a sua altura também lhe traz características bastante positivas. Nuno Rafael é exímio no que toca à velocidade de reacção entre os postes e igualmente na saída da baliza para efectuar as “manchas” ou para controlar a profundidade. É também um guarda-redes com uma agilidade e elasticidade muito boas, o que lhe conferem uma facilidade de movimentos incrível.

Características técnicas:

Nuno Rafael mostra ter uma muito boa capacidade de reflexos aliada a um posicionamento bastante satisfatório, fazendo com que a baliza esteja sempre segura devido à forma (quase impossível) como consegue chegar a muitas das bolas. É um guarda-redes que se sente bastante confortável com a bola nos pés, mostrando uma técnica apuradíssima nesse aspecto, uma vez que possui um primeiro toque de alta qualidade para a posição e uma distribuição de bola (tanto a curta como a longa distância) de alto nível e cheia de precisão. Quanto à distribuição com as mãos, este poderá ser ainda um ponto a melhorar. Como referido anteriormente, a sua velocidade de reacção e antecipação permitem-lhe sair da baliza de forma bastante efectiva e a capacidade de fixar os seus apoios torna-o num guarda-redes bastante forte no momento de 1×1.

Em que contexto de jogo poderá ser inserido:

Olhando de forma geral para as capacidades de Nuno Rafael, podemos dizer que se trata de um guarda-redes que encaixaria muito bem numa equipa que possuisse um modelo de jogo assente na posse de bola e com um posicionamento alto no terreno. No fundo, uma equipa que iniciasse desde trás o seu processo de construção e que gostasse e se sentisse confortável em jogar com a sua defesa subida. Nestes moldes, a equipa estaria sempre salvaguardada devido à sua capacidade para controlar a profundidade, ao mesmo tempo que poderia aproveitar a sua invulgar habilidade e conforto em ter a bola nos pés, a sua capacidade de distribuição, decisional e de visão de jogo. Apesar de reconhecer que muitos treinadores dão primazia a um guarda-redes com uma envergadura maior do que a que Nuno Rafael possui, é inegável que este guarda-redes tem características muito próprias e que são altamente valorizadas no futebol moderno. Será somente questão de tempo até Nuno Rafael atingir um estatuto maior do que o que possui actualmente.

Bruno Costa

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*