Crescer a Ganhar – Benfica nos Açores

No regresso aos Açores, o Benfica protagonizou uma boa exibição que se traduziu num resultado bastante convincente, e que poderia ter chegado ainda a outros números dadas as oportunidades criadas pelos encarnados. Foram notórias melhorias no momento defensivo, tanto na redução de espaços entre sectores como também na capacidade de alternar entre controlo e pressing, numa noite em que Bruno Lage promoveu algumas alterações no 11 inicial do conjunto encarnado. Ofensivamente, há ainda bastante espaço para crescer pelo corredor central, mas já se nota o dedo do excelente treinador do Benfica.

Sem bola, a equipa posicionou-se num 4-4-2 clássico com João Félix mais perto de Seferovic e duas linhas de 4 mais juntas. Foi um Benfica mais inteligente nos momentos de saltar na pressão e mais organizado em controlo porque não sentiu a necessidade de desposicionar os dois médios no momento da pressão. Quando estava em controlo, o conjunto encarnado procurou fechar o corredor central e encaminhar o adversário para os corredores laterais, onde ai, então foi uma equipa altamente pressionante. Aliás, o 1º golo do Benfica iria proceder-se após uma recuperação no corredor lateral…

Com ainda muito para melhorar em ataque posicional, o Benfica de Bruno Lage já demonstrou algumas intenções no momento ofensivo.
Existe uma maior procura do corredor central desde a sua construção, expressa na colocação de João Félix no corredor central e dos alas no espaço interior, mas o Benfica continua, ainda, muito dependente dos desequilíbrios nos corredores laterais. A entrada de Zivkovic e a passagem de Pizzi para o lado direito da linha média deu mais qualidade no momento ofensivo e variabilidade no chegar a zonas de finalização. Mais por fora do que por dentro, o que realmente importa é que o Benfica conseguiu criar e finalizar bastante!

Um Benfica a crescer e a ganhar no regresso ao 442 que tantos títulos deu no passado ao emblema encarnado. Há ainda muito para melhorar colectivamente, mas as intenções são boas e o futuro com o crescimento semanal promete ser risonho.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*