Decidir como um 10 – João Félix

Benfica's João Félix celebrates after scoring a goal against Desportivo das Aves during their Portuguese First League soccer match held at Luz stadium in Lisbon, Portugal, 23 September 2018. MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Uma das maiores promessas do Futebol Português tem sido a grande figura do novo Benfica de Bruno Lage. Comparado a Rui Costa ou a João Vieira Pinto, a influência de Félix no jogo do Benfica e a sua classe faz perceber que estamos perante um caso sério do nosso Futebol.

Num jogo cada vez mais complexo pelo reduzir do espaço, a tomada de decisão é o atributo que vai diferenciando o bom do óptimo. Decidir bem é, portanto, fundamental para distinguir rendimento de potencial e por decidir bem, entenda-se, toda e qualquer decisão com e sem bola que aproxime a equipa do sucesso. Aos 19 anos, pela sua classe e irreverência, Félix é um valor seguro do Futebol Português porque a cada decisão que toma aproxima a sua equipa da baliza adversária. A pérola encarnada decide como um “10” e fazê-lo é acrescentar algo de diferente ao jogo, expresso na capacidade de influenciá-lo. Ao contrário de outros que somam perdas porque procuram a notoriedade em cada toque na bola, Félix identifica timings óptimos para enquadrar as suas acções. Sai simples quando tal se impõe, mas também sabe aparecer na notoriedade…

João tem “10” nas costas, mas também “9”… Criatividade, inteligência e uma tomada de decisão ao nível dos melhores. Porque pensa e executa a um nível estupendo, o prodígio que até passou pela formação do Porto, tem todas as condições para se tornar num dos melhores jogadores portugueses da próxima década

Na noite de ontem, a Luz presenciou mais uma exibição absurda do craque que está no seu primeiro ano de sénior. A melhoria do Benfica no momento ofensivo deve-se, também, a Félix que influencia todo o jogo ofensivo dos encarnados. O menino que pensa como um “10” tem ainda um longo caminho para percorrer, mas o que rendimento que já demonstra, faz perceber que é já um valor seguro do nosso futebol.

Sobre Pirlo 62 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*