Curtas de um derby totalmente desequilibrado

É preciso recuar muitos anos, ou décadas, para haver memória de um derby tão desequilibrado a favor da equipa forasteira.

A superioridade do Benfica foi de tal forma evidente, que o resultado é demasiado escasso e penalizador para toda a produção de uns e outros.

  • Superioridade táctica em toda a linha! Enquanto Bruno Lage fez evoluir para um nível fantástico colectivamente a sua equipa num curto espaço de tempo, Keizer lidera um Sporting tacticamente completamente à deriva, sendo uma equipa totalmente incapaz em todos os momentos do jogo! A organização e ideias do Sporting do treinador holandês são nulas, e não superiores a qualquer outro treinador dos campeonatos profissionais em Portugal;
  • Derby marcado por demasiados jogadores com parca qualidade individual. Se do lado dos leões, a linha defensiva era um temor, ainda para mais, estando totalmente desarticulada e sem qualquer trabalho colectivo que a sustente, o Benfica surgiu em Alvalade com dois médios que têm o hábito de “vender” o jogo, e um avançado que mesmo estando em momentos de notoriedade, voltou como sempre, a perder lances incríveis (não só a finalizar, mas sobretudo as duas bolas em que em 2×0 não consegue fazer a bola chegar a Felix);
  • Sem qualquer capacidade para ter bola, que não o esticar para onde está virado, o Sporting chegou aos golos da única forma como o poderia fazer – Aproveitar erros individuais de Samaris e Gabriel;
  • Que resultado poderia ter sido se a criação dos encarnados tivesse encontrado uma finalização mais eficaz? Seferovic, como é costume, e até João Felix perderam bolas inacreditáveis;
  • Nani por Diaby demonstra muito de como pensa o Sporting o jogo. E não é bom.
  • CORAGEM. É a palavra do derby. Mesmo sabendo que tem vários jogadores com erro (E tal custou dois golos!), o Benfica assumiu o jogo o tempo todo, saiu da pressão, e deu um autêntico vendaval de futebol em Alvalade, enquanto do outro lado, o Sporting apenas queria que o jogo passasse rápido;
  • Transição Defensiva incrível dos encarnados, logo no centro do jogo no seu primeiro momento pós perda, a demonstrarem uma supremacia táctica que por vezes fez parecer que jogavam 16 x 11.
  • Incrível João Felix, e uma exibição tremenda de Rúben Dias. Diferença colectiva abismal, que deverá levar o treinador leonino a considerar que tamanho de autocarro deverá preparar para quarta feira na Luz não voltar a ser atropelado.

11 Comentários

  1. Só não concordo com o que escrevem sobre o Seferovic, hoje fez mais um bom jogo. É certo que falhou na decisão das jogadas referidas mas também esteve em vários momentos com qualidade, seja a receber em posições mais baixas, seja a esticar nas costas do Sporting (foi também assim, mas não só, que o Félix jogou sempre sem contenção; o Sporting quer jogar alto (hoje não) mas não sabe fazer nem o básico, o Benfica jogava no ataque com tempo, espaço entre linhas e espaço nas costas do adversário).

    Se formos buscar publicações sobre o Dost – péssimo em tudo o que não seja finalizar (onde é fortíssimo), péssimo! – encontramos adjectivos inacreditáveis para a valia do atleta.

    Bem sei que em tempos afirmei que o Sporting do Keizer era uma das equipas mais interessantes do campeonato – mas enganei-me redondamente, confesso. Sobretudo porque para além da disfuncionalidade da equipa o senhor tem provado ser um cobarde e um especulador. Hoje levou um chocolate total de um gajo que nunca foi jogador e que tem cinco ou seis jogos como treinador principal.

    Uma palavra também para o sr. Varandas: pensava que seria uma pessoa mais inteligente. Afinal é só mais um narcisista tipo Nuno Amado, ainda que noutra vertente.

    Obrigado presidente, aquelas palavrinhas de sabichão antes do dois jogos deram um alento fantástico ao Benfica. Sobretudo depois do sr. Varandas ter passado o último fim-de-semana a namorar com o Pinto da Costa.

    Passou meses a dizer que sabia tudo de futebol (para além de médico, fisioterapeuta, militar, e mais não sei o quê) quando, pela amostra e escolhas que tem feito, ainda está a gatinhar na escola primária.

    (Desculpem a picardia mas não resisti.)

  2. Eu realçaria mais outros aspectos: No sporting, falta de qualidade individual notoria no miolo do terreno (trinco). Será que o Nani dá + ou – à equipa?? Faltou alimentar e segurar o jogo, nos lado de alvalade. No Benfica, o esferovite confirma a minha opinião (esforçado e agora motivado, mas nunca seria titular no benfica de top).. Gabriel (tambem esforçado, apoiado e motivado, mas nunca seria titular num benfica de top nesta posição de “8”).. O grimaldo continua a defender mal (não sei como não lhe dão aulas especificas defensivas, principalmente em bolas paradas).. A.Almeida, esforçado que equilibra a equipa e compensa taticamente, mas insuficiente a transportar e desequilibrar!! Por ultimo, creio que o treinador do benfica peca num aspecto, a rotação de jogadores!! Assim, irá esgotar facilmente jogadores e não terá soluções quando precisar destas!! Como adepto de futebol, o var começa a rimar com “roubar” e a ficar em descrédito, um opção muito útil para todos… Um brinde ao espetaculo, pois prefiro ver um 2-4 que um 0-1 com montes de porrada, pontapé na frente e jogadores no chão.

    • Discordo relativamente ao Gabriel pois julgo que irá crescer muito nesta segunda volta com o entrosamento com os colegas. Relativamente aos defesas laterais seguem uma linha que abunda nas grandes equipas europeias, ou seja, capacidade atacante em alta e qualidade defensiva suficiente. Relativamente ao VAR esteve muito bem esta noite, embora tenha dúvidas sobre a atribuição de cartões diferentes nos dois penaltis. Quanto ao rodar jogadores o Benfica tem um problema principalmente nos defesas laterais (por falta de soluções imediatas). Nas outras posições tem rodado quando tem sido necessário, embora na linha avançada com a saída de Castillo estejamos neste momento fragilizados em termos de opções de banco.

      • Houve jogos em que podia ter usado outros laterais…Do meio campo para a frente vai comecar a integrar Florentino e na linha avancada Jota vai comecar a ser opcao

  3. É com muito interesse que leio e aprendo com as vossas análises, acima de tudo parecem-me racionais e sem cores clubísticas. Esta, apesar de concordar com a análise, discordo da forma como foi feita. “Transição defensiva incrível dos encarnados…” para mim estiverem bem, seria incrível se do outro lado estivesse em campo uma equipa com uma transição ofensiva de excelência, só possível de parar com uma transição defensiva “incrível”, parece-me que o Sporting não tem esse poderio na transição ofensiva.
    Jogar “16×11” e “considerar que tamanho de autocarro deverá preparar para quarta feira na Luz para não voltar a ser atropelado.” Dá a entender que a análise tende um bocado para a paixão clubística, mas não me cabe a mim gerir a forma como os conteúdos aqui são colocados.
    O Benfica ganhou de forma merecida, a diferença no marcador nao espelha a diferença no campo, peca por escassa.
    Aqui, no Lateral Esquerdo, não estava a espera de uma análise assim, mas sem problemas, irei continuar a ler as vossas análises.

    • André, tens um bocado de razão na questão da Transição … porque se o SCP era inexistente e muito mau… mas, o termo muito elogioso, refere-se ao facto de: Na TD há 3 sub momentos, sendo que o 2o e o 3o só surgem quando o 1o não resolve o problema. E o Benfica conseguiu resolver qs sp no 1o! Daí – incrível.

      Jogar “16×11” e “considerar que tamanho de autocarro deverá preparar para quarta feira na Luz para não voltar a ser atropelado.”

      acredita que não dá mesmo nada a entender a paixão, mas antes a falta de qualidade do treinador do Sporting… não lembra ao diabo ir buscar um tr holandÊs para uma Liga portuguesa… qualquer pessoa com 2 neurónios, e que ja tenha visto um jogo que seja da Liga holandesa, consegue chegar lá…

      abraço, e obrigado pelo feedback!

  4. O Sporting agora tem é que segurar o 4º lugar, meter os génios todos a jogar que aqui costumam referir (Dimitar Mitrovsky, Ilori, Geraldes, pena já não poder ter Podence, Ruben Ribeiro e tantos outros cujos os panegíricos aqui nunca faltaram

  5. Acho que é preciso ter cuidado com a análise e adjectivcao da substituicao Nani-Diaby.

    Houve um pormenor pré-jogo que me pos de pulga na orelha e a 1a parte e subsituicao ao intervalo nao ajudaram.

    O Sporting ganha a moeda ao ar e perguntam a Nani o que quer fazer. Nani perde uns 5 segundos e parece perdido e o árbitro tem de lhe perguntar segunda vez e nao sei se no meio nao lhe está a clarificar o processo.

    Nani é um jogador experiente com carreira decente num grande clube de Inglaterra e a pressao do derby nao é desculpa para a atitude de “veado encadeado pelas luzes do carro” e tambem nao acredito que nao haja decisao padrao como em todos os outros clubes.

    Julgo que Nani veio com a cabeca noutro assunto que nao o jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*