Os craques do Campeonato de Portugal –Abdoulaye Daffé (Gondomar SC)

O craque que destacamos nesta nova edição é Abdoulaye Daffé, ponta-de-lança de 23 anos do Gondomar SC, que tem sido peça-chave na boa temporada que o emblema portuense está a fazer. Até ao momento, o avançado senegalense é o melhor marcador da Série B do Campeonato de Portugal (com 11 golos) e tem provado que tem qualidade para mais do que os campeonatos não-profissionais.

Por incrivel que pareça, esta é já a sexta temporada de Abdoulaye em solo nacional. Chegou a Portugal em 2012, vindo do Étoile Lusitana FC, para representar o GD Chaves, mas talvez devido à quantidade de opções bem mais experientes do que ele acabou por nunca conseguir figurar nas escolhas da equipa principal flaviense. Fez a temporada praticamente toda ao serviço da equipa de Juniores e, na época seguinte, rumou a Sul para jogar pelo SC Mineiro Aljustrelense. Esteve poucos meses no emblema alentejano sem nunca ter conseguido ser uma opção regular, pelo que acabou por ingressar no CD Gouveia. Terá sido aqui que encontrou a estabilidade e a regularidade que procurava, tendo acabado essa mesma temporada com 24 jogos disputados, ainda que sem grande destaque no que aos golos dizia respeito (apenas dois golos apontados). O CD Gouveia acabaria por descer à 1.ª Divisão distrital da AF Guarda e Abdoulaye manteve o seu lugar no plantel. Estávamos na temporada 2015/2016 e o senegalês acabaria por explodir e confirmar o seu potencial: o CD Gouveia subiria novamente ao Campeonato de Portugal e Abdoulaye terminaria esta temporada com 23 golos marcados em 24 partidas disputadas. Na temporada seguinte voltava a representar o emblema do distrito da Guarda e terminou a época com 11 golos apontados. As boas prestações que vinha tendo levaram-no a ser contratado pelo FC Pedras Rubras na temporada 2017/2018, voltando a fazer uma época bastante interessante e terminando com 13 golos. A regularidade e a consistência apresentadas por Abdoulaye fizeram com que o Gondomar SC olhasse para ele como uma importante peça para atacar a subida à II Liga e avançaram para a sua contratação.

Abdoulaye é o exemplo perfeito de superação e esforço. Veio de uma realidade totalmente diferente e ainda muito novo para um clube com alguma história no panorama nacional, as coisas não correram como esperava, deu alguns passos atrás para depois começar a trilhar o seu caminho. Tem justificado com toda a sua qualidade uma continuidade na sua ascensão, pelo que estou em crer que não tardará muito até chegar aos campeonatos profissionais.

Características físicas:

Abdoulaye é um jogador com uma compleição física bastante interessante (1,87m). Apresenta uma condição física muito boa e é consistente ao ponto de a ir mantendo jogo após jogo. A sua altura é elevada, mas apresenta uma velocidade e aceleração boas e o seu poder de impulsão é também razoável. Apesar dessa mesma altura, não se trata de um jogador possante que vença muitos duelos físicos. É um avançado relativamente ágil com e sem bola.

Características técnicas:

Abdoulaye é um jogador destro com uma boa capacidade técnica. O seu drible é forte e, quando com espaço, poderá criar grandes situações de perigo. No momento de finalização é igualmente poderoso tanto com o pé como nas alturas, uma vez que o seu nível de cabeceamento é exímio. Poderá ainda melhorar o primeiro toque para potencializar a recepção orientada, visto que é um ponta-de-lança de explosão. Outro ponto importante de destacar é o seu último passe, pois Abdoulaye tem a capacidade de perceber quando os seu companheiros de equipa estão em melhor posição para fazer golo. Poderá ser um potencial marcador de grandes penalidades.

Como joga:

Podemos dizer que Abdoulaye é o tipo de ponta-de-lança que sobressai mais na finalização das jogadas do que propriamente na construção das mesmas. Ainda assim, não se limita a fixar-se na área, sendo frequente vê-lo a cair nas alas e arrastando marcações, de maneira a abrir espaço para a entrada dos seus companheiros de equipa. Mostra também uma tendência natural para procurar os movimentos de profundidade e fazer uso da sua velocidade e poder de antecipação. Tem um fortíssimo jogo sem bola aliado a uma compostura que o fazem ser um óptimo finalizador. O senegalês tem qualidade tanto para jogar sozinho na frente, como num sistema com dois avançados.

Bruno Costa

INSCRIÇÕES PARA O FÓRUM JÁ ABERTAS (AQUI)

Com o apoio da CM Paredes e da Parjovem, com o patrocínio do CGD e da Prozis, e com o RECORD como media partner. – Brevemente divulgaremos mais convidados

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*